Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Artigo - A dívida dos mensaleiros

A dívida dos mensaleiros


    O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, afirmou que a campanha das doações para pagar a dívida dos condenados do Mensalão sabotam e ridicularizam a execução da pena. O ministro também levanta suspeitas sobre a origem do dinheiro arrecadado. Como aconteceu nas campanhas anteriores que ajudaram três condenados, as atuais doações para José Dirceu pretendem levantar R$ 971.128,92, valor da multa. No entanto, segundo Mendes, a Constituição ordena que o cumprimento da pena é individual e intransferível.

    E agora, quem tem razão? É justo que os mensaleiros condenados recebam de outros aquilo que eles próprios devem pagar? O assunto é polêmico, envolve questões políticas, jurídicas, éticas, morais. Sem entrar no mérito da questão, isto lembra outro tema controverso, este no campo religioso. Aliás, é preciso dizer que a única religião que afirma que a justiça divina é feita sem que o condenado pague pelo crime que cometeu, é a cristã. Todas as outras crenças pregam exatamente o que o ministro do STF defende: o cumprimento da pena é individual e intransferível.

    A Bíblia afirma que Deus mudou a lógica e promoveu uma doação, uma vaquinha. O termo exato é bode expiatório (Levítico 9). Ao explicar esses sacrifícios do Antigo Testamento, o livro de Hebreus lembra que tudo isto simbolizava Cristo Jesus, "oferecido uma só vez em sacrifício , para tirar os pecados de muitas pessoas" (9.28). O apóstolo Paulo complementa que foi desta forma que "Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz" (Colossenses 2.13,14).

   Loucura! (1 Coríntios 1.18). Esta é a palavra bíblica para expressar a anulação do débito espiritual na conta dos seres humanos, "que parece ser a fraqueza de Deus" (1.25). Mas, com uma ressalva: o réu precisa reconhecer o erro para que o perdão seja individual e transferível.



pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

20 de fevereiro de 2014