Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 446,

O SEMANAL - 17 A 23 DE OUTUBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
___________________________________________________________

22º Domingo após Pentecostes

Leituras:   Sl 121     Gn 32.22-30     2 Tm 3.14-4.5     Lc 18.1-8
Tema:                 Orem sempre e não desanimem
Mensagem: Sobre o dever de orar sempre e não desanimar (Lc 8.1), Martinho Lutero disse certa vez: “Não há cristão algum que não tenha tempo para orar sem cessar. Refiro-me, porém, à oração espiritual, isto é, ninguém, se quiser, é tão severamente ocupado com seu trabalho a ponto de não poder, ao lado, falar com Deus em seu coração, apresentar-lhe suas próprias aflições ou as de outras pessoas, pedir auxílio, rogar e, em todas estas coisas, exercitar e fortalecer a sua fé.” Isto também consta em 1 Ts 5.17: “Orem sempre.” Isto não é invalidado pela advertência de Jesus, registrada em Mt 6.7, para não fazermos orações longas e repetidas, como os hipócritas que pensam que serão atendidos por isso. Tanto a oração particular quanto a pública tem seu lugar e vez. Ambas são ouvidas por Deus, desde que feitas de coração, com fé, humildade, e em nome de Jesus.  (pastor Edgar).


Programação da semana

22/10  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
23/10  – Quarta
14h30
19h30
20h
Servas Centro
Estudo Bíblico na "Jesus Redentor"
Instrução de Adultos
24/10  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo"
25/10  – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos /  Reunião dos Pais dos Confirmandos
26/10 –  Sábado
16h
18h
20h
Servas Aliança
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo
27/10 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens

 

L e m b r e t e s

BATISMOCATARINA PACHECO WOIDA filha de João Paulo Woida e Maria Eloisa Pacheco. Nascida dia 28/05/2013 e batizada dia 20/10/2013. Padrinhos: Henry Diews, Cintia P. Faller, Mariana Ruschel Kick, Eduardo Hoff, Deise Pacheco e Guilherme Boff.
ASSEMBLEIA – Todos os membros votantes são convocados para a Assembleia Extraordinária, após o culto do dia 19/10, para o Chamado Pastoral.
CHAMADO PASTORAL – Nomes dos pastores indicados que responderam o questionário e aceitam concorrer: Arthur Dille Benevenuti, Laerte Tardeli Helwig Voss, e o teologando Marcos Weirich. O perfil do candidato está no quadro mural.
QUESTIONÁRIO PASTORAL – Está à disposição na Secretaria a partir de 15 de outubro para os membros votantes poderem analisar.
ADULTOS ­– A instrução de adultos iniciou no dia 16 de outubro, quarta-feira, 20h. Dez encontros para aqueles que desejam ser membro da igreja.
ENCONTRO TEOLÓGICO – "Como ler e entender a Bíblia", professor Vilson Scholz. Datas: 30/10, 13/11 e 27/11 (4ª-feira, 20h as 22h, na igreja). Inscrições na Secretaria.
CONGRESSOS DOS LEIGOS – Os leigos dos distrito têm Congresso neste domingo, 20 de outubro, 9h, na Comunidade Rei Jesus, NH.  Sob o lema "Deus capacita os escolhidos", o pastor Paulo Kühl é o palestrante na parte da manhã, 9h30. O encontro termina com o culto, 16h.
IGREJA ABERTA – Ajude a manter a igreja aberta, sendo voluntário na recepção. Veja os horários no mural: 3ª-feira a 6ª-feira, 11hs às 16hs. Escolha o seu horário!
APOIO PSICOLÓGICO – Através do Ponto Psi, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado dos gabinetes pastorais. Agendamentos na Secretaria.
FEIRA DO LIVRO – A Livraria Pesquisa, com material cristão e da Editoria Concórdia, está presente na Feira do Livro de NH, que vai até este Domingo.
MENSAGEIRO – Avulso, na saída da igreja. É só pegar e colocar 7 reais na caixinha.
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Artigo - Famílias sem estrutura

Famílias sem estrutura

     O que leva ao assassinato de uma criança pelas mãos do pai? Esta pergunta do Jornal NH na Internet, pedindo a opinião dos leitores sobre uma tragédia familiar que aconteceu na semana passada, nos faz refletir sobre uma situação chocante que vem crescendo nos últimos tempos. Conforme a notícia, um menino de 5 anos foi morto com um bloco de concreto pelo pai biológico, em Esteio. Em seguida, dois jovens vizinhos entraram na casa e mataram este pai. Os dois crimes aconteceram por vingança, marido contra mulher, vizinho contra vizinho. A maioria dos leitores respondeu que este tipo de violência acorre por "falta de estrutura familiar". A "banalização da violência" foi o segundo item mais votado; "não há explicação" ficou em terceiro; e em último lugar, "por razões psicológicas". Meu voto ficou com a maioria, e por uma questão que os especialistas explicam: a desestruturação familiar produz violência, problemas psíquicos e confusão na cabeça das pessoas. Mas de onde vem esta falta de estrutura?

     Interessante que o redator da notícia cita "pai biológico". É uma necessidade de informação quando tantos filhos não são criados pelo progenitor. Sem querer julgar os motivos dos conflitos familiares, divórcios e a própria violência, ninguém duvida que a melhor estrutura para os filhos sempre será o lar onde pai e mãe biológicos estão juntos até que a morte os separe. Foi pensando nesta estrutura que o apóstolo Paulo recomendou aos Colossenses: "Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela; esposa, respeite o seu marido; filhos, obedeçam ao seu pai e à sua mãe; pais, não irritem seus filhos, para que eles não fiquem desanimados". Mas, antes de citar tudo isto, ele aponta para o fundamento da estrutura familiar: "Tenham amor, pois o amor une perfeitamente todos as coisas" (3.14). Que amor é este? É o próprio Cristo que "perdoou todos os nossos pecados" (2.13). Por isto o convite: "Construam a sua vida sobre Cristo" (2.7).  Esta é a base e a estrutura da família!


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

17 de outubro de 2013