Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 435

O SEMANAL - 1 A 7 DE AGOSTO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

11º Domingo após Pentecostes

Leituras: Sl  100     Ec 1.2, 12-14; 2.18-26     Cl 3.1-11     Lc 12.13-21
Tema:                            A verdadeira vida

Mensagem:  Em que consiste a verdadeira vida para você? Se fizermos uma enquete com esta pergunta, as respostas provavelmente serão parecidas com estas: boa saúde, paz, harmonia, boa aposentadoria, bom emprego, bom casamento - sempre algo relacionado com bem estar. E todos ainda estariam torcendo por uma conta bancária bem recheada. Muito interessante o que Jesus Cristo disse sobre o assunto: “A verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela possui” (Lc 12.15). Então cabe a pergunta: - “Em que consiste a verdadeira vida?” Ela consiste em “ser rico para com Deus”. Para nos dar esta riqueza, é que Jesus Cristo se fez pobre. Você entendeu a lição? Olhe para a cruz do Calvário e terá a resposta. (pastor Edgar)

Programação da semana

06/08  – Terça
8h
13h30
19h30
Reunião distrital de pastores - na "São Paulo"
Assistência Social
Ensaio do Coral
07/08  – Quarta
19h
CAP
08/08  – Quinta
14h
19h30
20h
Terceira Idade
Estudo Bíblico - "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo"
09/08 –  Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos
10/08 –  Sábado
16h
18h
20h
Servas Aliança
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo"
11/08 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens

 

L e m b r e t e s

EM MEMÓRIA – Culto de Ação de Graças em memória de Osvaldo Silivio Mauhs, no dia 01/08/2013. Faleceu em 27/07/2013 aos 92 anos. Enlutados: esposa Alice, 1 filho, 1 filha, 1 genro, 1 nora, 4 netos, 4 bisnetos e demais parentes e amigos.
EM MEMÓRIA – Um ano de falecimento de Jefferson Evandro Petry, em 04/08/2012 aos 37 anos. Deixou enlutados: esposa, 2 enteadas, 2 irmãs e demias familiares.
CULTO CANTATE – No dia 17 de agosto, sábado, 20h, no Cesaspa, teremos o Culto Cantate, com a participação da Escola de Música. Sob a regência do professor Raul Blum, este culto é reedição adaptada do Culto Cantate do Seminário Concórdia, com a participação do coral da Comunidade Paz de Campo Bom.
CAP – Conforme aprovado em Assembleia sobre o Conselho de Auxílio Pastoral, formado pelos presidentes dos departamentos e coordenadores dos grupos da paróquia, a primeira reunião será no dia 7 de agosto, 19h, no Lar da Igreja.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Em agosto inicia nova turma para Instrução de Adultos. São encontros para aqueles que desejam conhecer as doutrinas da igreja e ser membro da IELB. São dez encontros, aos sábados de manhã, ou, se for necessário, durante a semana, à noite. Inscrições na secretaria.
ESCOLA BÍBLICA – Reunião de professores no dia 3 de agosto, às 16 horas.
ORAÇÃO NO CULTO – Na entrada da igreja está o livro de oração - por pedidos ou agradecimentos - que é realizada no culto. Pode também marcar através da Secretaria. "Orem uns pelos outros", está na Bíblia.
IGREJA ABERTA Ajude com a Igreja Aberta, terça-feira a sexta-feira, 11h as 16h.
ML sobre a SÃO PAULO – Neste mês de agosto o Mensageiro Luterano tem uma matéria especial sobre a nossa Comunidade São Paulo. Faça a assinatura anual e receba todo o mês a revista em seu endereço. Na entrada da igreja estão exemplares do mês de agosto. (É só pegar e colocar 5 reais na caixinha).

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Artigo - Unha-de-fome

Unha-de-fome

     Considerado o homem mais rico do Brasil e o oitavo do mundo há dois anos atrás, Eike Batista não escondia o desejo de ser o primeiro na lista mundial até 2015. Mas nos últimos meses perdeu 90% da sua fortuna e está endividado até o pescoço. Ser rico não é pecado, mas bênção divina. O erro é a avareza, a ganância, o desejo desvairado de acumular. No Evangelho do próximo Domingo na liturgia cristã, Jesus alerta: "Tenham cuidado com todo o tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas" (Lucas 12.15). Para ilustrar, o Salvador conta a história de um homem rico, que depois de guardar as colheitas nos depósitos, disse para si mesmo: "Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se" (Lucas 12.19). E como acontece na vida de qualquer unha-de-fome, o final aqui é triste: "Mas Deus lhe disse: Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?".
    Um dos problemas da riqueza é a briga entre os irmãos, a despesa com advogados, o direito das amantes etc. Por isto a tolice de guardar. Mas o maior problema é a porta do céu. Jesus diz na conclusão da história acima: "Isto é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos". Em outro momento afirmou que é mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no céu. Referiu-se ao jovem rico e religioso (Mateus 19) que acreditava ter uma cadeira cativa no céu pelos méritos de suas ofertas à igreja e práticas morais, enquanto jogava no lixo o tesouro da salvação - o próprio Cristo. Mas o Salvador já tinha exclamado na montanha: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Percebe-se assim que o pior unha-de-fome é aquele que acumula ações no banco das obras humanas e tenta ficar na lista dos mais ricos no céu. Esta riqueza um dia terá 100% de desvalorização.

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

1 de agosto de 2013