Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 408


O SEMANAL -  DE 24 A 30 DE JANEIRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                   Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

     3º Domingo após Epifania

Tema:            Deus se revela para nossa salvação!
Leituras:   Sl 19     Ne 8.1, 5-6, 8-10     1 Co 12.12-31     Lc 4.16-30

Mensagem: Você é uma pessoa curiosa? Aposto que sim! Uns mais, outros menos, todos somos curiosos. Imagine o seguinte: Você recebe um aviso dos Correios para retirar um pacote. Você não encomendou nada. Não fica curioso? Ansioso? Claro que sim! Existe um pacote que o próprio Deus enviou para você. Este pacote está duplamente embrulhado. Na primeira camada está a natureza criada. Na segunda camada, a Palavra, a Bíblia. Este pacote revela uma pessoa: Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, como seu Salvador dos seus pecados. Que alegria! Alegria tão grande que tem que ser repartida. Como? Tornando o pacote de Deus conhecido aos outros. Comece com uma pessoa bem próxima.                                                                                                                                                 pastor Edgar

Programação da semana
31/01 – Quinta
20h
Culto na “São Paulo”
02/02 - Sábado
18h
20h
Culto na “Jesus Redentor”
Culto na “São Paulo”
03/02 – Domingo
9h
Culto na “São Paulo”

 

L e m b r e t e s

JOVENS – Neste culto de 26 de janeiro, sábado, será com participação especial dos jovens e instalação da diretoria dos Jovens e Mirim. JOVENS: Presidente Gabriela Oliveira; Vice Fábio e Christian Schünk; Secretário Róger Kleemann; Vice Lídia Käfer; Tesoureiro Diego Oliveira; Vice Tiago Oliveira.
JUVENTUDE MIRIM: Presidente Fernanda Bruno; Vice Gustavo Schwartzhaupt; Secretária Daiane Fröder; Vice João Pedro; Tesoureira Camila Kohl; Vice Roberta Müller.
SECRETARIA Nos meses de janeiro e fevereiro a secretaria da comunidade não atende aos sábados de manhã e em horário do meio-dia.
NOVA TURMA – Interessados em ser membro desta igreja, falem com o pastor ou na secretaria. Novas turmas de instrução a partir de março de 2013.
CULTOS NO SÁBADO – Os cultos de sábado em janeiro e fevereiro permanecem na São Paulo (quintas e sábados, 20h, e domingos, 9h).
ESCOLA BÍBLICA – A escola bíblica para as crianças durante os culto retorna na primeira semana de março.
LIVRO DE ORAÇÕES – Na entrada da igreja encontra-se o livro de orações para agradecimentos e pedidos na oração do culto.
CULTOS NA PRAIA – Veja no quadro mural da igreja os locais e horários de culto em diversas praias de nossa orla marítima.
LIVRARIA PESQUISA – Visite a Livraria Pesquisa que oferece material diverso da Editora Concórdia, Bíblias, livros cristãos. Na Bento Gonçalves, logo depois do valão, no começo do Bairro Guarani. Telefone: 3593-4443
CONVIDE ALGUÉM – Você convidou alguém para vir a este culto? Um amigo, vizinho, parente, colega de trabalho? Não? Então para o próximo culto faça isto. Com certeza têm pessoas de seus contatos que nunca receberam o interessante convite para ouvir a Palavra de Deus.
“BIG BROTHER” DO BEM: Ó SENHOR Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. (Salmo 119)
Amigo(a) visitante – bem-vindo(a) ao culto.
Qualquer informação ou dúvida, fale com os recepcionistas
ou com o pastor. Deus lhe abençoe.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Artigo - Terapia de habituação


Terapia de habituação 

     Já fui a vários médicos e eles me disseram que o zumbido nos meus ouvidos não tem solução. Pior é que ninguém escuta este barulho na minha cabeça, não posso denunciar à polícia nem exigir que se cumpra a lei do silêncio. Dizem que uma forma de tratar o zumbido é como a gente suporta o barulho da geladeira na cozinha: esquecendo. É a terapia de habituação do zumbido, tratamento que ensina o paciente a conviver com o som a ponto de não mais notá-lo.

    Parece que nesta vida de "barulhos" sem solução tudo funciona assim, pela terapia de habituação. Apesar de que o conformismo em certas situações é outra incômoda balbúrdia. Mas tem coisas que não tem remédio mesmo, e se a vítima concentrar-se no infortúnio, cai em desgraça e pode até ficar louca. Tudo indica que Paulo usou esta técnica, conforme a carta aos Filipenses. Diz que aprendeu o segredo de se sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação: a força que Cristo lhe dá (4.13).  Ele afirma que a fé cristã, além de garantir no futuro glorioso a cura completa dos zumbidos e companhia (3.21), ela ajuda a conviver com os problemas nesta vida. Por isto a orientação dele: "Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente" (4.8). O que é um enorme desafio neste universo de tumultos e burburinhos, onde nosso consciente e subconsciente recebem uma infinidade de coisas más, mentiras e indecências. Não é isto mesmo? Porque junto com os barulhos reais e ensurdecedores das máquinas e aparelhos eletrônicos, decibéis nocivos de informações tumultuam os ouvidos de nossa mente, tanto que já nem sabemos o que é bom e o que é ruim. Por isto, no oásis do silêncio pela meditação das Sagradas Escrituras, o apóstolo diz que "a paz de Deus que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente" (4.7).  E assim esquecemos das coisas que incomodam, e a vida segue melhor.


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
24 de janeiro de 2013