Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 9 de março de 2012

O SEMANAL DE 8 À 14 DE MARÇO


3º Domingo na Quaresma
Tema:  A prova que temos é o poder do Evangelho!      
Leituras: Sl 19 Êx 20.1-17 1 Co 1.18-31 Jo 2.13-22

Mensagem:  “Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isto?” Esta pergunta foi feita a Jesus após expulsar os cambistas do Tempo. “Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!”, respondeu Jesus. O próprio Evangelho explica que Jesus falava do seu corpo. O milagre, portanto, era a ressurreição. “Qual é a prova que vocês têm para nos convencer que isto tudo é verdade?”, nos perguntam as pessoas descrentes. Não temos a autoridade para expulsar pecadores, até porque também somos iguais a eles. O poder que temos vem de Deus: a nova vida do perdão e a ressurreição. As leituras de hoje completam esta verdade e nos auxiliam na reflexão, sobretudo nestes tempos de tantas dúvidas, descrença e perseguição. (pastor Marcos). 

Lembretes

ENVELOPE – Todas as famílias da congregação estão recebendo nos próximos dias em seu endereço um envelope contendo: 1) caderno do PEM; 2) calendário 2012; 3) envelopes de oferta; 4) carta informativa. Aguarde...
LÍDERES DA CONGREGAÇÃO – No próximo dia 14 de março, 20h, toda a liderença dos departamentos estará reunida com a diretoria da congregação, no Lar.
CAMPO BOM – No dia 18/03, 8h30 às 11h30, os líderes das congregaçoes se reúnem em Campo Bom, na igreja local, para encontro distrital.
SERVAS – Neste sábado, 10/03, 14h, as presidentes das servas do distrito e a diretoria das servas do distrito têm encontro na igreja da São Paulo
ESCOLA BÍBLICA – A partir de março retornou a escolinha bíblica para as crianças durante os cultos de sábado e domingo. A comunidade tem 110 crianças entre 4 a 10 anos, aptas para a Escola Bíblica. Pais, tragam seus filhos para ouvir o Evangelho.
PRÉ-CONFIRMANDOS – Lembramos que as crianças que completam 11 anos entre agosto de 2011 à julho de 2012 (ou além disto) devem fazer o ensino do pré-confirmandos antes de entrar no 1º ano. Os encontros são no Lar da igreja, 6ª feira, das 19h às 20h.
24 de MARÇO– Interessados em fazer profissão de fé para ser membro, falem com os pastores ou na secretaria. A partir de 24 de março, 9h, inicia uma nova turma. São dez encontros, cada um com 1 hora de duração, realizados no Lar da igreja.
PEM – A partir de março teremos o desafio de fazer funcionar os 43 pequenos grupos da congregação, localizados nos 24 bairros da cidade e 4 municípios vizinhos. Alguns já fazem seus encontros há tempo. Entre em contato com os pastores para ajudar nesta tarefa.
MÚSICALIZAÇÃO – Interessados em aprender flauta, teclado e violão, vejam a programação no quadro acima. Informações e inscrição na Secretaria.
MENSAGEIRO DE MARÇO – O Mensageiro Luterano de março está na entrada da igreja, no quadro mural. É só pegar um e colocar 5 reais na caixinha.
A Palavra de Deus é perfeira e dá novas forças...

quinta-feira, 8 de março de 2012

Artigo - Distinção Feminina

Assisti na tevê a história do casal homossexual de Pernambuco que buscou a fertilização in vitropara ter uma filha. Um doou o sêmen e o outro recebeu ajuda da prima através da reprodução assistidaÉ a primeira criança brasileira que tem dupla paternidade no seu registro de nascimento. Segundo o juiz que deu o parecer, importa o afeto dos pais e não o sexo deles. Mas estudos comprovam que para o desenvolvimento sadio e completo da criança, é fundamental o afeto e o papel do pai e da mãe – produto escasso nestes tempos em que “todo o amor é válido” e explica a rebeldia infantil e a agressividade dos jovens.
A polêmica interessa às mulheres, sobretudo na reivindicação do que é delas nesta estranha “dupla paternidade”. Está lá a prima para comprovar o que é obvio, que “nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. Porque assim como a mulher foi feita do homem, assim também o homem nasce da mulher” (1 Coríntios 11). No começo de tudo o Criador já tinha pronunciado: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade” (Gênesis 2.18). Outra versão usa a palavra “auxiliadora” (ézer no hebraico). Vale dizer que das 20 vezes que o termo aparece no Velho Testamento, 17 se referem a Deus e 3 vezes à mulher. Isto cala os machistas que usam o texto bíblico para provar a inferioridade feminina. Se isto é verdade, Deus também é inferior. Por isto o conselho quando o assunto é família: “Sejam obedientes uns aos outros (...) Esposa, obedeça ao seu marido como você obedece ao Senhor (...) Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja (...) Filhos, respeitem o seu pai e a sua mãe” (Efésios 5 e 6). E neste Dia da Mulher vale lembrar que “a formosura é uma ilusão e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada. Dêem a ela o que merece por tudo o que faz” (Provérbios 31).
Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
8 de março de 2012

terça-feira, 6 de março de 2012

O SEMANAL DE 1º A 7 DE MARÇO


 2º Domingo na Quaresma

Tema: Meus interesses versus interesses de Jesus
Leituras:   Sl 22.23-31 Gn 17.1-7, 15-16 Rm 5.1-11 Mc 8.27-38

Mensagem: É muito fácil perceber que os nossos interesses no dia a dia seguidamente conflitam com os interesses de Jesus. Um exemplo: Às vezes dizemos que não temos tempo para uma atividade exclusiva na igreja. Mas tempo é questão de prioridade. Para aquilo que julgo importante eu arrumo tempo. No Evangelho de hoje Jesus nos convida a tomarmos a nossa cruz para segui-lo. É este o interesse de Jesus para o nosso bem, para continuarmos bem perto dele. A cruz do cristão é tudo que ele sofre por ser crente em Cristo. Nós não escolhemos a cruz. Ela nos é imposta. Mas é isto que queremos? Isto é do nosso interesse? Normalmente não gostamos de sofrer. Dá para harmonizar nossos interesses com os de Cristo? Com Cristo dá. (pastor Edgar)

Lembretes

EM MEMÓRIA – Neste 04/03/2012, pelo falecimento de NAIR FELTES, aos 80 anos no dia 26/02/2012. Deixa enlutados: 2 filhos, 1 filha, 1 genro, 1 noras, 1 irmão, 2 irmãs, cunhados e cunhadas, 6 netos e 6 bisnetos e 1 tataraneta.
ASSISTÊNCIA SOCIAL –  Neste 3 de março  é instalada a sua diretoria: Presidente Doroteia Fleck, vice Lia Oliveira, Secretaria Ligia Martins, vice Loni Müller, Tesoureira Ivone Eisinger, vice Nelda Furtado, CF Angela Frei e Selene Thoen.
CONFIRMANDOS – A partir deste ano começa o ensino Pré-Confirmatório, pré-requisito para os dois anos da Instrução para a Confirmação. Os encontros são no Lar da comunidade, fundos da igreja, nas sextas-feiras, das 19h às 20h.  A instrução para o 1º e 2º anos do ensino confirmatório é no mesmo dia, 18h15, no Cesaspa.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Interessados em fazer profissão de fé para ser membro, falem com os pastores ou na secretaria. A partir de março de 2012 iniciam novas turmas. São dez encontros, cada um com 1 hora de duração.
LÍDERES DO PEM – Os coordenadores dos pequenos grupos do PEM – que receberam convite para liderar os encontros dos estudos – tem a reunião semestral marcada para 7 de março, às 20h, na igreja.
PEM – A partir de março todos os membros da paróquia serão convidados para integrarem o seu grupo do PEM. São 43 grupos formados, alguns já realizando os encontros.
ENVELOPE – Todas as famílias da congregação estarão recebendo nos próximos dias em seu endereço um envelope contendo: 1) caderno do PEM; 2) calendário 2012; 3) envelopes de oferta; 4) carta informativa. Aguarde...
ESCOLA BÍBLICA – A partir de março retorna a escolinha bíblica para as crianças durante os cultos de sábado e domingo.
MENSAGEIRO DE MARÇO – O Mensageiro Luterano de março está na entrada da igreja, no quadro mural. É só pegar um e colocar 5 reais na caixinha.
Um abençoado período de Quaresma a todos...