Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

19º Domingo após Pentecostes
Tema: Tudo perde a importância para o mandamento mais importante!
Textos: Sl 1 Lv.19.1-2, 15-18 1 Ts 2.1-13 Mt 22.34-46
Mensagem: Qual é o mandamento mais importante? Disse Jesus: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: Ame os outros como você ama a você mesmo. Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos”. Os judeus tinham 613 leis, o Talmude. Era um estatuto, regimento da sua igreja. Nós também temos muitas leis e regras na igreja, nos departamentos. Mas, tudo se baseia, depende, está pendurado na lei do amor. (pastor Marcos)
LEMBRETES
CARTEIRINHAS – Nos cultos de 20,22 e 23/10 os leigos fazem as ofertas das carteirinhas, com destino para a missão no distrito e na IELB.
CULTO CANTATE – Neste sábado, 22/10, 20h, na nossa congregação, Culto Cantate, organizado pelo professor Raul Blum.
MOÇÕES do Conselho Diretor – Veja em celspnh.blogspot.com.
500 ANOS DA REFORMA – Na última terça-feira foi realizada uma cerimônia em Porto Alegre para dar início aos festejos dos 500 anos da Reforma Luterana, que será em 2017. Veja o vídeo em celspnh.blogspot.com.
MENSAGEIRO LUTERANO – No quadro mural, avulso do mês de outubro, por 5 reais cada um (colocar o dinheiro na caixinha).
CONSELHO DISTRITAL – No dia 25/10, 20h, na Cristo do Rincão, para estudar as moções do Conselho Diretor.
PAIS DOS CONFIRMANDOS – Encontro, no dia 28/10, 20h, no Cesaspa. Assunto que será tratado: A doutrina e a prática da Santa Ceia.
JOVENS – Neste Domingo, em Dois Irmãos, a 2ª Etapa da Olimpíada Cultural dos Jovens no distrito. Não tem juventude local as 18h.
FOTO INDIVIDUAL – Estamos colocando no cadastro de membros a foto pessoal. Na secretaria, nos cultos, departamentos, você será convidado para ser “clicado”.

Moções

          Moções que serão estudadas e aprovadas (ou não) no Conselho Diretor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, que se reunirá em Toledo, Paraná, no mês de novembro. O Conselho Diretor é formado pelos pastores conselheiros, líderes leigos dos distritos da IELB e organizações auxiliares, que se reúne uma vez por ano para tratar de assuntos administrativos da igreja. As moções são primeiro estudadas nas congregações, depois no Conselho Distrital  (25 de outubro, 20h, na Cristo do Rincão) e por último, no Conselho Diretor.(Pastor Marcos)


Confira no link:


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B5UEKYDKNeavODVjYzg1YTQtOTY0Zi00ZjJhLWI5ZDktYTZkOWU5ZmNlODcx&hl=pt_BR

500 Anos da Reforma Luterana


      O Ato de Lançamento dos 500 Anos da Reforma, promovido pela IELB e IECLB, na noite de 18 de outubro, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, reuniu cerca de 160 pessoas. A atividade teve como objetivo marcar o início das festividades que se estenderão até 31 de outubro de 2017, data em que se completa o quincentenário da Reforma Luterana. Um dos momentos marcantes foi a apresentação do Video de lançamento das comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana, que pode ser visto na postagem acima, ou no link abaixo. Em breve será enviada uma Edição Especial do IELB Notícias, com todos os detalhes e fotos da solenidade.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Feira do Livro

Artigo - A chave do céu

Dias atrás, numa entrevista com Otávio Mesquita no programa da Hebe Camargo, foi lhe perguntado: “Se você chegar lá em cima e Deus perguntar: - Por que você merece entrar”. A isto, respondeu: “Se tem uma coisa que eu não consigo guardar é rancor”. Não sei qual a fé deste apresentador de TV, mas não está baseada na Bíblia. Ela diz que ninguém merece entrar no céu. Sobre o rancor, Jesus mesmo explicou que só o fato de chamar alguém de idiota condena ao inferno (Mateus 5.21). E se alguém conseguir cumprir nove dos Dez Mandamentos,  “é culpado de quebrar todos” (Tiago 2.10). É o apóstolo Paulo quem mais escreve sobre fé e obras nas suas treze epístolas, sobretudo na carta  aos romanos quando diz que “ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras” (3.20).
Surge então a pergunta: Como vou entrar no céu? A lei de Deus, igual a uma tomografia, revela o câncer maligno. Mas o Evangelho – que significa “boa notícia” – aponta para a quimioterapia: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus” (Romanos 3.23,24). O monge Lutero descobriu isto num tempo quando a igreja vendia o perdão por dinheiro e sobrecarregava as pessoas com penitências para uma cadeira no céu. No dia 31 de outubro de 1517 ele usou a internet da época e colou 95 teses na porta do castelo de Wittenberg, para discutir o assunto mais importante da fé cristã.   
Nesta semana em Porto Alegre foi dada a arrancada no Brasil para lembrar os 500 anos da Reforma Luterana. Nestes tempos de diálogo ecumênico, cabe às igrejas entregarem ao Otávio Mesquita a chave que abre o céu. Foi isto que Lutero tentou – sem a pretensão de criar outra igreja – sobretudo ao defender na tese 60: “Afirmamos com boa razão, sem temeridade ou leviandade, que estes tesouros são as chaves da Igreja, a ela dados pelo merecimento de Cristo”.
Mas, e as boas obras? Tiago responde: “A fé sem obras é morta”.
Pastor Marcos Schmidt
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
20 de outubro de 2011