Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Edição do Semanal de 07 à 13 de julho

                             O Semanal 
      4º Domingo após Pentecostes

Tema:       O SEMEADOR
Leituras:   Sl 65.9-13    Is 55.10-13     Rm 8.12-17    Mt 13.1-9, 18-23

Mensagem: Para nós que vivemos no meio urbano, ou mesmo para os que conhecem agricultura mecanizada de hoje, fica meio difícil entender a parábola da semente. Há de se levar em conta que antigamente a semente era semeada manualmente e assim alguns grãos efetivamente caiam em qualquer tipo de solo, mesmo entre ervas daninhas, pedras e beira do caminho, além da terra boa propriamente dita. Jesus diz que a Palavra de Deus, a semente do evangelho, pode encontrar diversos tipos de solos (corações). Importa que a semente seja lançada e que encontre terreno fértil em nós. (Pastor Edgar)
Lembretes
BLOG – Veja no blog da São Paulo as fotos dos confirmandos e suas interessantes respostas sobre a igreja, informações do Semanal, artigo  do pastor Marcos, e outros  endereços de sites e blogs.
LAJEADO – Nesta 6ª feira, 08/07, os leigos da São Paulo visitam os leigos luteranos de Lajeado, atendendo um convite do departamento desta congregação irmã.
INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS  – Em 5 de agosto inicia nova turma do 1º ano. Lembramos que aqueles que completam 12 anos entre agosto/2011 à julho/2012, estão aptos para ingressar. Inscrições na Secretaria.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Em agosto/2011, sábados de manhã, inicia nova turma de instrução para aqueles que desejam ser membro desta igreja. Inscrições na secretaria. São dez encontros com uma hora de duração.
SACOLINHAS O Departamento de Servas recolhe as ofertas das sacolinhas nos cultos desta semana.
AÇÃO SOCIAL – Neste domingo o Fórum Distritral de Ação Social, na Congregação Cristo do Rincão. Palestra do pastor Bruno Rieth com início as 14h.
PEM – Os líderes de endereços dos grupos podem retirar os cadernos do PEM na secretaria para entregar aos seus respectivos destinatários.
CASAIS – Neste 09/07 tem encontro de casais. O palestrante será o professor do Seminário Concórdia, Anselmo Graff. O local no restaurante Dom Pedro, em frente a Carburgo, Frederico Link, NH. Preço por casal: R$ 40,00.
107 ANOS – No dia 17/07 será realizado em Pelotas o culto dos 107 anos da IELB. A nossa comunidade fará uma excursão. Informações na secretaria.
ESCOLA BÍBLICA – Crianças, nos dias 23, 24, 30, e 31 de julho, tragam a pastinha de trabalhos. Os trabalhos mostram sua participação nas aulas e valem um prêmio.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Artigo - Quem viver verá

Um cientista britânico afirmou nesta semana que o ser humano poderá viver até os mil anos. Para ele, a medicina terá todas as condições para curar o envelhecimento e prolongar a vida por tempo indefinido. Quem viver verá. Sinceramente, não acredito. Não na capacidade humana, que é espantosa, mas na permissão divina, que é irredutível. O limite para a longevidade tem obedecido a ordem de Gênesis 6.3: “De agora em diante eles não viverão mais do que 120 anos”. Segundo o relato bíblico, antes do Dilúvio o ser humano até vivia o tempo que este cientista sugere. O mais idoso foi Matusalém, com 969 anos. Puro mito para os racionalistas. Mas, se levarmos em conta as teorias científicas sobre o surgimento da vida – que tudo veio do nada – nenhum absurdo a interpretação literal de Gênesis, de que Deus fez tudo do nada, e permitiu tal longevidade. São dois pontos de vista, um baseado em Darwin, outro na Bíblia. E os dois requerem fé.

Por isto, “de onde eu vim e para onde eu vou” nem a ciência, nem a religião têm respostas conclusivas. As duas precisam dizer “eu creio”. E, por enquanto, um a zero para a Bíblia no quesito “longevidade”. Agora, pensando bem, o que adianta viver 120 ou mil anos sofrendo? Haverá lugar para tanta gente? Comida, moradia, remédios, asilos? O INSS vai aguentar? Já disse o salmista que “só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições” (Salmo 90).

Em todo o caso, o cientista britânico tem razão, que o envelhecimento é o acúmulo de vários danos nas moléculas e células, e a cura está na descoberta para retardar este processo. Mas, seria simples se o ser humano fosse apenas matéria. A Bíblia lembra que “o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus” (Romanos 6.23). Ainda o melhor remédio, com ou sem longevidade. Por isto a recomendação: “Hoje é o dia de ser salvo” (Romanos 6.2).

Marcos Schmidt
Jornal NH de 7 de julho, 2011