Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Artigo - Fome e obesidade

Depois da comilança no Natal e agora, Fim de Ano, surgem as famosas receitas para desintoxicar o organismo. Muita água, frutas e verduras, é o que sugerem. Um problema, no entanto, não só nesta época, e sim, no ano todo. Triste ironia, pois, enquanto seis milhões de pessoas no mundo morrem de fome todos os anos, 1,3 bilhões estão com excesso de peso.

Fome e obesidade. Contraditoriamente, as duas piores epidemias que vem aumentando a cada dia. Por incrível que pareça, a solução para a fome está no lixo. Uma pesquisa diz que o desperdício de comida no Brasil daria para alimentar 8 milhões de lares. Nem precisaria mais do Bolsa Família. No mundo, um terço dos alimentos se estraga nas prateleiras e lixeiras – enquanto 1 pessoa a cada 7 padece fome. Já boa parte do problema da obesidade está nos fast-foods. Na agitação da vida moderna, o fator tempo é algo escasso, e a praticidade da comida rápida virou a solução – pobre em proteínas e rica em gordura. Interessante. Para alguns falta comida, para outros, falta tempo para comer coisa boa.

Este também é um problema espiritual, quando a Palavra de Deus é comparada na Bíblia com o alimento. Muitos morrem porque não têm a Palavra, outros morrem porque não tem tempo para a boa Palavra. Não foi por nada que, através do profeta, Deus alertou: “Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas” (Isaías 55.2). O próprio Jesus chamou de “bem aventurados os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele os deixará completamente satisfeitos” (Mateus 5.6).

Depois de tanta comida rápida e gordurosa do Papai- Noel, sem tempo para o nutritivo Pão da Vida (João 6.35), ainda resta a oportunidade na virada para um ano diferente. Igual ao que fez Zaqueu que preparou uma janta para Jesus em sua casa, e teve todo o tempo do mundo para uma saudável refeição. A desintoxicação foi tão eficaz que resolveu dar a metade dos seus bens aos que estavam com fome (Lucas 19.8). No final, a solução para a fome foi a própria obesidade.

Marcos Schmidt
Jornal NH de 30 de dezembro, 2010