Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Semanal – Ano 6, nº 255 - 18 a 24 de Fevereiro de 2010

Cultos - Primeiro Domingo na Quaresma

Tema: É no deserto Deus nos diz quem somos...
Textos bíblicos: Sl 91.1-13; Dt 26.1-11; Rm 10.8-13; Lc 4.1-13.
Mensagem: A dúvida que muitas vezes fica martelando em nossa cabeça é a seguinte: - Qual é o objetivo da minha vida? Pode ser que eu tenha importantes metas, propósitos. Mas, não dá para fugir desta questão: Qual é o principal objetivo da minha vida? Pois a história de Cristo tentado pelo Diabo no deserto, ajuda nesta questão crucial. Jesus foi tentado para ser desobediente ao objetivo da vida dele. Após vencer a tentação, ele estava finalmente capacitado a entrar no seu ministério - que teria como ponto alto a obediência até a morte na cruz. Que esta história de Jesus nos ajude na resposta, pois o deserto é um lugar inevitável que precisamos percorrer... (pastor Marcos)

Aniversariantes – 18 a 24 de Fevereiro de 2010

18-Loara Gessi; 19-Inacio Leuck; Liane Rhode; Andrea Zucatti; Oseias Monaco; Maurício Santos; 20-João Silva; Rosalia Kunkel; Norma Kaufmann; 21-Simei Sander; Liane Hugentobler; 22-Rodrigo Machado; 23-Jose Jasper; Gilmar Fisinato; 24-Lutero Pereira; Ricardo Hugentobler.

Lembretes

Próxima leitura bíblica (venha preparado para o culto): 2º Dom. na Quaresma (28/02): Sl 4; Jr 26.8-15; Fp 3.17- 4.1; Lc 13.31-35.
Ação de Graças – No dia 7 de fevereiro faleceu Lidia Grade aos 97 anos. O culto em ação de graças será neste 21 de fevereiro, 9h.
Casamento – No dia 27 de fevereiro, 20h, recebem a bênção matrimonial os noivos Marcelo Costa de Alencar e Clélia Regina Petters.
Chamado – O pastor Ezequiel recebeu chamado pastoral da Comunidade Ësperança” de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Sua resposta será oficializada até o final do mês de fevereiro.
Escola Bíblica – A partir de março reinicia a escola bíblica com as crianças durante os cultos. Os pequenos neste mês de março serão “matriculados” com um cadastro completo com telefone e número de documentos, para futuros passeios e outras atividades no ano. Os professores se reúnem no dia 27/02, 17h30, para preparação de atividades.
Instrução de Confirmandos – A partir do dia 5 de março, sexta-feira, 18h15, reiniciam as aulas de Instrução de Confirmandos. A Confirmação será no dia 4 de julho. (Lembramos que as crianças que completam 12 anos entre agosto/2010 e julho/2011 estão aptas para ingressar no ensino confirmatório, que inicia no dia 6 agosto de 2010)
Cultos – Em março os cultos voltam a ser realizados na sua normalidade, ou seja, na São Paulo nas 5ª feiras, 20h, sábados 20h, e Domingos, 9h. E na Redentora sempre em todos os sábados, 18h.
Envelopes e calendádio – Em breve estarão disponíveis nos cultos e nos horários de atendimento da secretaria, os envelopes de ofertas e o calendário de atividades da congregação de 2010. Orações – Deus nos convida a orar por nós e pelos outros. Podemos fazer isto especialmente no culto público. Se você quiser lembrar o nome de alguém, fale com o pastor antes do culto (ou então no momento dos avisos antes da oração).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Artigo - Coisas estranhas

No domingo do Carnaval assisti “O Estranho Caso de Benjamin Button” – filme que conta a vida de um sujeito que nasce envelhecido e com o passar do tempo rejuvenesce. A bizarra história deste homem que vive uma vida inversa no tempo, até virar bebê e morrer no colo da mulher amada, faz a gente ver que é melhor assim, nascer novo e morrer velho. Diferente da propaganda que passa a idéia da eterna juventude. Por isto tanta gente de corpo sarado mas lelé da cuca. Não que seja errado proteger-se do envelhecimento. Mas chega a hora que nenhuma mágica, botox ou plástica resolve. E daí a realidade do Salmo 90: “Só vivemos uns setenta anos, e os mais fortes chegam aos oitenta, mas esses anos só trazem canseira e aflições” (v.10).
Por isto a oração neste salmo: “Senhor, faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio” (v.12). No entanto, por ser a vida curta, muita gente faz o contrário – deixa de ter um coração sábio. E tenta aproveitar o que pode de Carnaval a Carnaval, sem se dar conta que o obeso Momo deixa na avenida as cinzas de inconsequências, insanidades, loucuras. Mas ele faz o que lhe compete, pois, segundo a mitologia grega o deus Momo foi expulso do Olimpo para ser na Terra o rei dos loucos e zombar dos humanos. Foi isto outra vez neste trágico feriadão.
E então outra estranheza: as Cinzas após o Carnaval – esse período religioso da Quaresma que contempla um rei coroado no Calvário. Não é uma absurda contrariedade? A festa da folia versus a contemplação da cruz? Não é esquisito a coroa da glória na cabeça do rei da loucura, enquanto a coroa de espinhos ferindo aquele que espontaneamente envelhece para oferecer nova vida? Não é maluquice o deus zombador escolhido como anfitreão do maior espetáculo da Terra, enquanto o Senhor da Terra ser zombado e rejeitado? Troca-se o duradouro pelo fugaz, a eternidade pela finitude.
Mas o apóstolo Paulo reconhece que os seguidores do Momo têm a mesma impressão sobre os seguidores de Cristo: “De fato”, diz ele, “a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para os que estão sendo salvos, é poder de Deus” (1 Coríntios 1.18). Mas então, quem está certo da cabeça? Paulo responde: “Pois aquilo que parece ser loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte que a força humana” (1 Coríntios 1.25).
E aí vejo Jesus parecido com Benjamin Button, que nasce velho e fraco, fica bonito e morre novo. Isaías lembra: “Ele não era bonito nem simpático (...) Era alguém que não queremos ver” (53.2,3). Jesus percorre o caminho inverso da vida, do velho para o novo, morre quando deveria estar nascendo. Tudo para ser a própria ressurreição e o maior espetáculo do mundo. Pois “quando o corpo é sepultado, é feio e fraco; mas quando for ressuscitado, será bonito e forte” (1 Coríntios 15.43).
São ou não são coisas estranhas que faz a gente pensar?
Marcos Schmidt
Jornal NH de 18 de fevereiro de 2010