Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Semanal - Ano 6, nº 253 - 04 a 10 de Fevereiro de 2010

Cultos – 5º Domingo após Epifania
Tema: O convite de Jesus para uma pescaria.
Textos bíblicos: Sl 138; Is 6.1-8; 1Co 14.12-20; Lc 5.1-11.
Mensagem: Seria uma história comum, igual a tantas outras de pescaria sem peixe, se não fosse a chegada de Jesus – acompanhado por uma multidão atrás de milagres. Entrou no barco de Pedro, pediu que afastasse da margem, e usou-o como púlpito para aquela gente que se exprimia na praia – igual a esta gente que se aglomera nas praias nestes dias quentes de verão. Pois é, a gente poderia usar esta história e aqui falar sobre o seguinte tema: “As bênçãos de Deus sobre o trabalho daqueles que obedecem as ordens de Jesus”. Mas este não é o assunto deste culto. O tema é: “O convite de Jesus para uma pescaria”. Preste atenção o que o Salvador lhe tem a dizer... (pastor Marcos)

Aniversariantes – 04 a 10 de Feveiro de 2010
04-Camila Klein; Diego Sossmeier; 05-Helio Ries; Rejane Luz; Katia Oliveira; Fabiano Schmidt; 06-Celso Stark; Herta Feltes; Margarete Vier; 07-Lucas Eltz; Lucas Beier; Jonas Sonntag; 08-Mara Christ; Alma Zincke; Leila Schuch; Dilma Pereira; Anderson Ferreira; Arnildo Tiggemann; 09- Vanessa Lino; Claudio Rieger; Bianca Pospichil; 10-Ronei Saraiva; M.Eloisa Pacheco.

Lembretes
Próximas literuras bíblicas (venha preparado para o culto): Dom. da Transfiguração (14/02): Sl 99; Dt 34.1-12; Hb 3.1-6; Lc 9.28-36. 1º Dom. na Quaresma (21/02): Sl 91; Dt 26.1-11; Rm 10.8-13; Lc 4.1-13. 2º Dom. na Quaresma (28/02): Sl 4; Jr 26.8-15; Fp 3.17- 4.1; Lc 13.31-35.
Falecimento – No último 3 de fevereiro faleceu Plínio Diefenthaeler O seu Plínio nasceu no dia 7 de julho de 1919, completando 90 anos.
Diretoria – A Diretoria da Comunidade reúne-se nesta quarta-feira, dia 10/02, 19h30, em reunião regular do mês.
Blog – Acesse celspnh.blogspot.com e confira as importantes informações sobre nossa comunidade.
Fotos para cadastro – Para quem tem máquina digital e internet, envie uma foto sua atualizada (apenas do rosto) para o e-mail celspnh@gmail.com (e-mail exclusivo para este fim) para arquivamento no cadastro da congregação.
Rádio ABC – Na 900 AM, Domingos, 7h às 8h, programa Cristo para Todos, e 2ª à 6ª feira, duração de dois minutos, às 6h40, e 19h.
Secretaria em fevereiro – Aberta de segunda a sexta-feira, 8h às 18h.
Escola Bíblica – A partir de março reinicia a escola bíblica com as crianças durante os cultos. Os pequenos neste mês de março serão “matriculados” com um cadastro completo com telefone e número de documentos, para futuros passeios e outras atividades no ano.
Castelo Forte 2010 e Cinco Minutos com Jesus – Na Secretaria e na Livraria Pesquisa (Bento Gonçalves, 3033 – fone 3594-4433)
No seu endereço – Receba mensalmente a revista Mensageiro Luterano no seu endereço. Informações com os pastores ou na Livraria Pesquisa.
Orações – Deus nos convida a orar por nós e pelos outros. Podemos fazer isto especialmente no culto público. Se você quiser lembrar o nome de alguém, fale com o pastor antes do culto (ou então no momento dos avisos antes da oração).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Artigo - Prende e solta

A triste realidade no Brasil é que os bandidos não têm medo, enquanto os bons cidadãos têm. É a tal da impunidade. Por isto a repercussão do desabafo em público do oficial da Brigada Militar em Porto Alegre. “A sensação que fica é de descrédito nas instituições”, disse o tenente-coronel numa entrevista. “Quando tu prendes um delinquente de madrugada, e este delinquente é solto na tarde do mesmo dia, isso gera um descrédito nas instituições”. Eu mesmo presenciei um fato desses nas férias agora em janeiro. A Brigada prendeu adolescentes que arrombaram um comércio em frente à casa de minha mãe, mas soltou os bandidos logo depois. Um deles antes respondeu: “Eu vou roubar de novo”.
Está lá nas Escrituras: “Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem (...) Se você faz o mal, então tenha medo, pois as autoridades, de fato, têm poder para castigar” (Romanos 13.3,4). Mas isto agora mudou. Os bons precisam se esconder de medo, e os maus vivem tranqüilos por aí. De quem é a culpa? Do executivo, dos juízes, dos deputados, da polícia? Não sei, mas alguém é culpado. Creio que a culpa é de todos, começando pela passividade do povo que paga impostos, e seguindo pela omissão e conivência do poder público.
Uma das causas desta bandidagem sem medo vem de outro fato. O Brasil ocupa a 88º posição mundial no quesito Educação, conforme índices da Unesco. Nesta pesquisa, a categoria dos professores brasileiros está entre as menos valorizadas em termos salariais. O que causa desestímulo ao magistério e desistência de gente capacitada neste fundamental ofício. Tal situação, junto com a crise familiar, vem transformando nosso país num “Haiti” imerso sob os escombros da marginalidade social. No Haiti flagelado existem 400 mil órfãos. Aqui no Brasil são milhares de crianças sem pai, mãe e professor, seguindo pelo trágico caminho da desorientação, indisciplina, drogas, bandidagem. Nesta trajetória, logo seremos obrigados a construir mais cadeias do que lares e escolas.
É um problema grave, e não vejo solução sem uma mudança radical no comportamento moral e ético da sociedade. Mas enquanto isto, segue a recomendação aos cristãos de “viverem na lei do amor”. E interessante, uma orientação que vem logo após a citação bíblica de que somente os que fazem o mal deveriam ter medo: “Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. Os seguintes mandamentos: ‘Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice’ — esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo.’ Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei. (Romanos 13.8-10).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 4 de fevereiro de 2010