Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Semanal – Ano 5, nº 231 – 3 à 9 de setembro de 2009

Cultos – 14º Domingo após Pentecostes
Tema: “Tudo o que Jesus faz, ele faz bem”
Textos: Sl 146; Is 35.4-7; Tg 2.1-10, 14-18; Mc 7.31-37.
Mensagem: Nós até podemos viver com uma certa desconfiança sobre os produtos e serviços que este mundo nos oferece. Isto é até muito importante pois infelizmente não podemos confiar totalmente nas pessoas. No entanto, não temos nenhum motivo para desconfiar dos produtos e dos serviços de Deus. Nós podemos contar com Jesus, porque “tudo o que faz ele faz bem”. (pastor Marcos)
Aniversariantes – 03 a 09 de Setembro de 2009:
03-Eloir Ritter; Viviane Gomes; Camila Hugentobler; 04-Marli Buss; Sofia Kruse; Mario Christ; Claudio Silva; Rosani Frank; Sadi Barbosa; 05-Vivian Dieter; Ellen Schutz; Ladi Sommer; Mauro Fagundes; Rosimar Wisniewski; 06-Rosani Silva; Margot Sand; Neiva Mauhs; Gustavo Cardoso; Lucas Souza Filho; 07-Roseli Auler; Valmor Opitz; Grasiela Costa; Otmar Cardoso; Pedro Hanauer; Danieli Schirmer; 08-Leane Figur; Muriel Bauer; Adones Jandrey; 09-Otto Muller; Fernanda Martin; Mariana Kulmann; Evelyn Kleemann; Renato Bunkoswki; Vinicius Hugentobler.
Lembretes
Falecimento – Geny Mendes da Silva, nascida em 20/10/1939, falecida em 02/09/2009 aos 69 anos. Deixa enlutados os filhos James e Débora, genro Marcos, netos Maitê e Álan e demais familiares e amigos.
Batismo – Augusto Bomm Tomm, filho de Rubens Gilberto e Raquel Marli, nascido no dia 27/04/2009, batizado em 6 de setembro de 2009. Padrinhos: Rafael R. Lange, Andressa B. Teixeira, Giovani Bittarello, Nadia Teresinha A. Bittarello, Roque Braga, Enedina Braga, Rogério de Vargas, Luci Diloni Cocenski.
Casamento - 12/09, 18h, os noivos Wagner da Silva e Gabriela Goularte de Souza.
Escola Bíblia: a) O Congresso das Crianças da paróquia no dia 17/10 (sábado de tarde) em Sapiranga, junto com a Congregação São Mateus. Com ônibus que sairá do Ginásio. Confirmar presença no máximo uma semana antes. b) As dracmas na Escola Bíblica poderão ser trocadas por brindes no dia da Feirinha da Escola Bíblica, dias 1, 3 e 4 de outubro após os cultos. d) A próxima reunião de professores(as) de Escola Bíblica será dia 19/09, 17h30, na igreja.
Convite para instalação de pastor – O segundo pastor da Comunidade Da Paz de Campo Bom, André Francisco Kurg Kurtz, será instalado no dia 13/09, 19h.
Retiro de Casais - "Reencontrar-se: o desafio do casal moderno!" - tema da palestra do pastor André Cardoso, de Estância Velha, dia 13 de setembro. O pastor André também está se formando em Psicologia. Total dos custos por casal: 45 reais. Saída em frente ao Ginásio, as 8h30. Inscrições na Secretaria ou pastor Marcos.
Congresso da 3ª Idade – 19/09, 9h, na CEL Rei Jesus no Bairro Rondônia. Lema: “Na velhice, eles ainda produzem frutos; são sempre fortes e cheios de vida” Salmo 92.14. Palestra com o pastor Gerhard Grasel.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Artio - Dia do Saio

A última denúncia contra Sarney é a aquisição de um castelo em Portugal adquirido por ele quando presidente do Brasil em 1990, pago em dinheiro provindo de um paraíso fiscal e não declarado à Receita Federal. Se a notícia é verdadeira, já passou a hora do chefe do Senado instituir o “dia do saio”: “Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, digam ao povo que saio". O Dia do Fico, dez meses antes do Grito do Ipiranga, é um brado que simboliza a nossa libertação de Portugal. Mas o grito do Senado simbolizaria a independência de todos os castelos portugueses sonegados, ou seja, corrupção, falcatruas, injustiça social, desvio de recursos, impunidade etc.
Pensando bem, a vida de cada um pode ser descrita em decisões de ficar e de sair. E o grito, a coragem de decidir, depende do bom juízo. Foi este discernimento que fez o Príncipe Regente dizer: “Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, digam ao povo que fico". Uma escolha que deveria nortear todas as nossas decisões. Ao menos é um princípio cristão: “Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo” (1 Coríntios 12.7). O texto refere-se aos diversos dons espirituais – todos visando um fim proveitoso no serviço ao semelhante, que no final é um serviço a Deus. O apóstolo, no entanto, revela a chave para que os “recursos” não sejam desviados: “Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos” (1 Coríntios 12.31). E logo adiante ele aponta a direção: “Se não tivesse amor isso não me adiantaria nada”.
Não dá para misturar alhos com bugalhos nem religião com política. Mas se no serviço público igualmente não existir o amor, o desejo de servir, então não adianta nada. Um despreendimento que exige decisão de permancer no lado da honestidade e de sair do meio da malandragem. O que não é fácil. No caso de Dom Pedro I, o custo era a própria vida: “Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!". Se nossos políticos não têm esta disposição, então que sigam o caminho pelo qual o presidente do Senado ainda não tomou coragem de trilhar.
Mas como disse, este ficar e sair são atitudes indispensáveis a todos, príncipes e plebeus. Um grito que quer ecoar dentro de cada um contra o jeitinho da mentira e da desonestidade. Decisão que o Livro dos livros já sublinhou: “Por isto não mintam mais. Que cada um diga a verdade (...) Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder a ajudar os pobres” (Efésios 4.25,28).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 3 de setembro de 2009

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Artigo - Mundo hospício

Qualquer coisa pode virar doença compulsiva. Por exemplo, este famoso médico de fertilização acusado de estupro. Abusou a primeira vez, depois a segunda e nunca mais parou com suas perversões. Algo parecido na política onde a tara é a mentira e os violentados são o povo. Mentem uma vez, depois outra e mais outra, e no final vira obsessão. Este tipo de doença a gente vê na política, nas profissões, na religião. E pensando bem, ninguém escapa, porque de louco todos têm um pouco. São as fraquezas de cada um que Freud não explica. Na verdade, a constante luta que qualquer ser humano enfrenta é manter este maníaco bem acorrentando dentro de si. Uma batalha cada vez mais difícil numa sociedade onde “tudo está liberado” e os valores morais viraram chacota.

E se agora estamos tão preocupados com bactérias, vírus e outros bichinhos que andam por aí nas maçanetas, carrinhos de supermercados, nos recintos fechados, é preciso se dar conta que existe coisa mais letal e que álcool gel não resolve. Aliás, se a recomendação é lavar bem as mãos, o costume é dos tempos bíblicos e ajudou os judeus contra doenças da época. Só que virou obsessão compulsiva religiosa, e por isto duramente criticada por Jesus. Escreve o evangelista que os fariseus e os mestres da Lei ficaram de cabelo em pé quando viram os discípulos do Mestre comer com mãos impuras. O Salvador não deixou por menos: “Hipócritas (...) Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro (...) Porque é de dentro, isto é, do coração que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho, e o falar e agir sem pensar nas conseqüências” (Marcos 7.1-21).

Ao perceber que muita gente não tinha controle de seus atos e vivia totalmente entregue aos vícios (Efésios 4.19), o apóstolo recomendou um remédio eficaz: “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza criada por Deus” (Efésios 4.23,24). Paulo fala de experiência própria ao confessar: “Eu era tão fanático que persegui a igreja” (Filipenses 3.6). Ele havia transformado a religião numa obsessão e por isto precisou jogar tudo fora para “poder ganhar a Cristo” (Filipenses 3.8) e ter uma mente sadia.

Neste mundo hospício onde é fácil ficar louco, vale a recomendação: “Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (Filipenses 4.8).

Marcos Schmidt

Jornal NH de 27 de Agosto de 2009