Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Semanal – Ano 5, nº 228 – 13 a 19 de agosto de 2009

Cultos – 11º Domingo após Pentecostes
Tema: Seguidores e discípulos de Jesus...
Textos Bíblicos: Sl 34.12-22; Pv 9.1-10; Ef 5.6-21; Jo 6.51-69.
Mensagem: Jesus separa seguidores dos discípulos dele. E a maneira encontrada foi escandalizar os judeus em seus preconceitos e legalismo religioso. Mais tarde o apóstolo Paulo escreveria: “a mensagem da cruz é escândalo para os judeus”. Os textos bíblicos nos mostram que o discípulo de Jesus inevitavelmente se escandalizará com o mundo – isto é, se afastará das coisas erradas que as pessoas descrentes praticam. Ou como diz o Salmo: “Afastam-se do mal e façam o bem”. (pastor Marcos)
Aniversariantes – 13 a 19 Agosto de 2009:
13-Elzira Silva; Melita Lima; Magda Rieth; Ezequiel Roth; Vanessa Dieter; Marlene Pereira; Tatiana Mônaco; Waldenei Walter; Gabriela Schmidt; Margarete Krause; 14-Clelia Petters; Almira Hippen; Daniel Dummer; Luiza Grazziotin; Rodrigo Pereira; Rafaela Almeida; Orlanda Neumann; Domingos Rodrigues; 15-Juliano Klak; Carolina Arend; Danubia Wachter; 16-Roger Jacua; Kim Ellwanger; Carolina Muller; Fabricio Farias; Bernardo Rostirolla; Rosimar Nascimento; 17-Maria Thoen; Sandra Paula; Eduardo Muller; 18-Nelsi Opitz; Claudia Lima; Eduardo Karg; Gertrudes Muller; Jovelina Esspich; Roselaine Muller; Andre Reinheimer; Sidonia Dienstmann; 19-Marco Martin; Rosi Marques; Simone Flach; Nestor Bunkoswki; Marcos de Souza; Manuela Adams.
Lembretes
Ação de graças – Acildo Helio Dietrich faleceu no último dia 4 de agosto, aos 76 anos. Deixa enlutados a esposa Dulce, 1 filho, 1 irmão, 1 irmã, demais parentes e amigos. O culto em ação de graças será no dia 16/08, 9h.
Assembléia Geral – Após o culto do dia 16/08, todos os membros votantes da Comunidade São Paulo são convocados para Assembléia Ordinária. Assuntos: 1) ata da última assembléia; 2) relatório financeiro e de atividades; 3) indicação para cargos no Distrito; 4) contratação de funcionários; 5) admissão e demissão de membros; 5) outros
Instrução de Confirmandos – A partir desta 6ª feira, 07/08 reiniciam as aulas, com a nova turma de catecismo (1º ano). Os jovens com 12 anos entre agosto/2009 a julho/2010 podem se inscrever na Secretaria.
Culto 20 anos – Para lembrar os 20 anos de atividades das Servas Guarani, no dia 19 de agosto (quarta-feira), 14h30, será realizado um culto na igreja. Haverá a participação do coral da OASE da Floresta Imperial (grupo de mulheres da IECLB)
Campanha do leite – O Departamento de Servas convida a todas da congregação para a campanha do leite, em prol da assitência social no distrito. Vai até o dia 30 de agosto. A arrecadação será entregue no Encontro da Primavera, 12 de setembro.
3ª Idade a Assistência Social – As atividades destes departamentos estão suspensas neste mês de agosto em prevenção à gripe. Reiniciam em setembro.
Blog da Comunidade – celspnh.blogspot.com. Informações do Semanal, artigos do pastor Marcos e indicações de vários sites da igreja.
Mensageiro Luterano – Faça assinatura desta revista mensal da nossa igreja. Informações com pastores ou na Livraria Pesquisa – rua Bento Gonçalves, 3066 (com completo material evangélico).
Instalação de pastor – Neste 16 de agtosto, 18h, na Comunidade Cristo do Rincão, será instalado o pastor recém formado, Hilbert Wendler Junior.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Artigo - Mordomia política

“Ninguém pode exigir minha renúncia”, afirmou o presidente do Senado, José Sarney. Uma convicção fortalecida pelo conselho do seu guru, o pai-de-santo Bita do Barão: – “Continue no teu lugarzinho e banque o duro. Tu tens o corpo fechado”. Sarney com corpo fechado? Não seria o Senado? Creio que a palavra mais apropriada é corporativismo! Ou seja, “daqui não saímos e daqui ninguém nos tira”. Por isto a urgência da reforma política.
O problema é que a referida reforma depende dos próprios parlamentares. Pois para acabar com a falta de mobilidade dos eleitores diante desta troca de interesses entre os políticos, existe a idéia do “recall” – expressão para uma proposta de reforma que consiste em oferecer mecanismos de mobilização popular para cassar os parlamentares que desonram seu mandato.
Infelizmente a nossa política sempre foi uma estrada livre de vantagens inescrupulosas – para si e para os parentes e achegados. E se a desonestidade aumenta junto com a ganância, é fácil compreender toda a corrupção. Uma situação vergonhosa que começa na administração dos próprios municípios e estados. Acredito que um bom jeito para minimizar esta cultura da farra do dinheiro público seria instituir a vereança voluntária – o ensino fundamental que prepara para o ensino médio (Estado) e superior (Brasília).
No entanto, em tudo é preciso viver “a” mordomia, e não “na” mordomia. A Bíblia recomenda: “Sejam bons mordomos dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros” (1 Pedro 4.10). A palavra “mordomia” no original no Novo Testamento é oikonomos – que literalmente significa “a lei da casa”. Na vida cristã isto lembra que todas as coisas vêm de Deus. E com um propósito: “para o bem dos outros”. A força e o exemplo surgem do Filho de Deus que disse: Eu não vim para ser servido mas para servir e dar a vida para salvar muita gente (Mateus 20.28).
Evidentemente que cristianismo é uma coisa e política é outra. Mas os dois têm o mesmo caráter funcional: receber e repassar. “Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo” (1 Coríntios 12.7), lembra o apóstolo sobre os diversos dons que o cristão desempenha dentro e fora da igreja. E se este cristão é um servidor na vida política, é uma bela oportunidade para “viver de acordo com o Evangelho de Cristo” (Filipenses 1.27). Lembro que “viver” aqui, no original grego. é politeuesthe, e a tradução adequada seria: “Viver politicamente correto neste mundo de acordo com o evangelho de Cristo”.
Mas a Constituição brasileira, no artigo 37, avisa crentes e descrentes indistintamente sobre a mordomia: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. Sarney tem razão, ninguém pode exigir que um mau político renuncie. Ele deve ser afastado. Portanto, que venha logo a reforma.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 13 de agosto de 2009

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Artigo - Cara do pai

Também existe o trauma de pai. O trauma de mãe é assunto complicado, resultado do cordão umbilical rompido, coisas de mulher. Mas o problema do pai é bem fácil de explicar: é a dor pelo fim do monopólio das atenções agora dirigidas ao rebento. Penso que o filho, sobretudo o primogênito, é um soldado que surge do cavalo de Tróia, presente de grego. Grande tragédia se não fosse outro sentimento inexplicável que surge em cena: o amor paternal – força instintiva que defende o filho com unhas e dentes. Porque no fim das contas este pequeno “inimigo” é ele mesmo, ou como lhe disseram: “É a tua cara”. E assim, enquanto a mulher é carne e ossos do marido (Gênesis 2.24), o filho é carne e ossos moldados na forma do pai. (Alguns não se curam deste trauma e se voltam contra os filhos, histórias que a gente conhece).
Mas este é só o primeiro trauma. Aquele pai, herói, grande, forte, não demora, fica pequeno, fraco, exposto à realidade. E se hoje os filhos estão maiores que os pais, não é somente no aspecto físico, mas pelo tamanho dos inimigos deles. É a voraz crueldade da sobrevivência, do mundo selvagem repleto de predadores. Desemprego, violência, drogas, trânsito – tubarões que tentam engolir os filhos, frágeis presas neste mar de pais procurando Nemo.
E se a luta fosse meramente física, se os filhos fossem apenas moldes de carne e osso, então bastaria o empenho por um bom colégio, plano de saúde, boa companhia, Tamiflu, coisas deste gênero. Mas eles carregam outro molde, uma cara espiritual dos genitores. Uma herança maldita. No princípio era a cara de Deus (Gênesis 1.27). Mas depois veio a imagem dos homens (Gênesis 5.3), isto é, o pecado. Por isto a constatação: “Não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal” (Efésios 6.12).
Um trauma incurável e eterno caso não existisse o Pai nosso que está nos céus. “Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor” (Efésios 5.1,2). Amor que domina? Sim, mas um domínio para o bem. Amor que é fruto da união com aquele que deu a vida (Efésios 2.5). Poder para ser novamente parecido com o Criador. E assim seguir a recomendação: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Efésios 6.4).
Sábado passado assisti pela televisão uma chocante cena vinda de São Paulo: um pai com uma arma apontada para a própria cabeça, e o filho de onze anos suplicando que desistisse da idéia. A cena durou 15 horas e com final feliz. Mas este filho carregará para sempre o pesadelo deste dia. Histórias deste tipo estão por toda a parte. Pais atormentados, desequilibrados, traumatizados... Saída existe, não com uma arma na cabeça ou outro escape egoísta e trágico. O caminho é parecido com aquilo que ajudou Felipe Massa: “Recebam a salvação como capacete” (Efésios 6.17). Pai com tal proteção está curado e pronto para dirigir a família.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 30 de julho de 2009