Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Semanal – Ano 5, nº 212 – 23 a 29 de abril de 2009

Cultos - 3º Domingo de Páscoa
Tema: O povo de Deus serve
Textos Bíblicos: Sl 4; At 3.11-21; 1 Jo 3.1-7; Jo 24.36-49.
Hinário Luterano: 100, 119, 369, 245, 300, 169, 205, 198.
Mensagem: Porque nós haveremos de servir? O que levou os discípulos a cumprirem a vontade do Salvador na evangelização? Qual é a força que nos leva em direção ao nosso próximo para lhe anunciar o Evangelho? Esta força motivadora é o amor de Deus demonstrado em Cristo Jesus. Que ele nos conceda o seu poder para não fugirmos do nosso serviço de sermos as suas testemunhas, falando, ou através de nossas atitudes e ofertas. (pastor Figur)
Aniversariantes – 23 a 29 de Abril de 2009
23-Pedro Adams; Carlos Nerbas; Rodrigo Ramos; 24-Felipe Lino; Jadir Schwarz; Leidiane Souza; Gisele Petersen; 25-Tiago Coelho; Jean Nascimento; Marlene Cervelim; 26-João Silva; Daniel Fauth; 27-Sueli Silva; Tamine Rosa; Tiago Oliveira; 28-João Nunes; Lara Schmidt; Doraci Ferreira; Anderson Cruz; Samuel Pospichil; Maria Nordhausen; 29-Maria Roth; Edvino Wide; Juliana Rosa; Aliston Andrade.
Lembretes
CONGRESSO – Neste Domingo, 26/04, acontece na Rei Jesus, NH, o Congresso Distrital das Servas. A palestra será proferida por Eliane Sabka sob o tema: “Mulher bem sucedida”.
GALETO – Neste Domingo, 26/04, galeto promovido pelos jovens. Para levar ou comer no local à partir das 11 horas, no CESASPA. Preço: R$ 9,00
ASSISTÊNCIA SOCIAL – Necessita-se de voluntários e indicação de pessoas com necessidades de alimento, especialmente na comunidade.
TELEFONES DIRETORIA – presidente Arnoni Schunke: 9964-5308 e vice Renato Weber: 9892-4571, secretária Simone Buhler: 9963-6932, e vice Simone Hartmann: 8191-6025, tesoureiro Enio Cardoso: 9972-1196 e vice Nestor Fischer: 3065-6741
HORÁRIO DA SECRETARIA – Segunda à Sexta-feira, 8h às 18hs, sem fechar ao meio-dia, e Sábado, 8h às 12h.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Pessoas interessadas em ser membro desta igreja (profissão de fé), lembramos que as inscrições para a Instrução são na Secretaria. As reuniões são realiazadas pelo pastor Marcos com horário a programar. São dez encontros sobre as principais doutrinas da fé cristã.
2º RETIRO DE CASAIS NO ANO – Anote na agenda: 14 de junho.
RÁDIO ABC – Na 900 AM, Domingos, 7h às 8h, programa Cristo para Todos, e 2ª à 6ª feira, duração de dois minutos, às 6h40. Ou no blog da nossa congregação, em qualquer horário.
MENSAGEIRO LUTERANO – Faça assinatura anual desta revista da IELB por R$ 42,00, e receba em sua casa. Fale com o pastor, na Secretaria, ou direto na Livraria Pesquisa.
ORAÇÕES NO CULTO – Se você quer interceder por pessoas enfermas, ou lembrar necessidades, aniversários de casamento, ou outras situações – peça para incluir na oração geral no culto. Fale com o pastor antes de iniciar o culto.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Artigo - No fundo do poço

Novo Hamburgo está nas manchetes e o assunto não é o calçado. É a sola da violência. A última notícia diz que ela é a cidade gaúcha campeã em roubos de carro. Mas esta miséria de vida (ou de morte) vem de todos os cantos. Das ruas, do lar, da escola... Não existe lugar onde a gente pode respirar tranquilo. E quando a própria casa perde a paz, então a paranóia é geral. O que está acontecendo? Para quem acompanha os debates e as análises de gente especializada no assunto, ouve dizer que o principal problema é o colapso da família.
“E havia violência por toda parte”, diz a Bíblia em Gênesis (6.11). O fato que assusta é o lar. Este local que deveria ser o esconderijo virou campo de batalha. E apavora quando acontece pertinho de nós. Mas o que dizer desta violência que vive disfarçada e por isto não sai nos jornais? Que é emocional, moral, espiritual, e com consequências terríveis?
Qual a saída? Creio que a primeira coisa já está acontecendo: estamos nos dando conta. Porque enquanto vive-se na doce ilusão de que tudo vai bem, que existe salvação na tecnologia, na prosperidade, na segurança material – nestas coisas que já mostraram que não resolvem – nunca haverá qualquer chance de resgate.
Na verdade, é preciso chegar no fundo do poço para poder olhar para cima e ver a luz. E daí encontrar ajuda onde de fato existe. “O que pode fazer uma pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados?” (Salmo 11.3), pergunta alguém em situação parecida. “Não adianta me dizerem: fuja como um pássaro para as montanhas” – foi a constatação. Lá nas montanhas o problema acompanharia. Porque a violência está dentro de cada um. “Porque de dentro, do coração, é que vêm os maus pensamentos, que levam às coisas imorais: os roubos, os crimes, o adultério, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho, a falta de juízo” (Marcos 7.21,22), responde Jesus.
“Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente” (Ezequiel 11.19). Uma solução do Criador que se fez criatura e prometeu enxugar dos olhos todas as lágrimas (Apocalipse 21.4). Mas antes é preciso chorar. Por isto o mesmo salmista que não foge para as montanhas, declara: “Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava (...) Então eu te confessei (...) e tu perdoaste todos os meus pecados” (Salmo 32.3,5). Davi olhou para o Cristo, conforme a promessa divina.
A única saída sempre virá daquele que está fora e ao mesmo tempo dentro de toda esta miserável situação. Por isto o Salmo 11: “Ele vê todas as pessoas e sabe o que elas fazem. O Senhor examina os que lhe obedecem e também aqueles que são maus; com todo o coração ele detesta os que gostam de praticar violências (Salmo 11.4,5). E antes que eu olhe para os lados e me considere “bom” e os outros “maus”, devo ouvir Jesus na explicação do “não mate”: “Quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno” (Mateus 5.22). Só mesmo o resgate dos céus para sair deste buraco.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 23 de abril de 2009