Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Cultos - 15, 17 e 18 de Novembro de 2007

Cultos - Penúltimo Domingo do Ano da Igreja
Tema: Deus nos confiou a maior riqueza.
Resumo da Mensagem: Você temalgum investimento na sua vida? Talvez você não tenha dinheiroinvestido na poupança ou em ações, mas Deus nos confiou a maiorriqueza que existe para investirmos. Esta riqueza é a notícia dasalvação que lemos na Bíblia. Esta riqueza, investimos em nossaprópria vida e também no mundo. Não é um investimento arriscado, quepode trazer prejuízos como muitas aplicações financeiras, mas é uminvestimento que produz frutos, pois a riqueza da salvação nos trazvida e lucro futuro e garantido nos céus.
Leituras Bíblicas: Sl92.1-8; Jr 8.4-7; 2Co 5.1-10; Lc 19.11-27.
Hinário Luterano: 210, 393,387, 256, 257, 259.
Louvai ao Senhor: 70, 89, 119, 130, 48.

Artigo - Fé de Homem-Aranha

O que leva um garoto de cinco anos, fantasiado de Homem-Aranha, entrar numa casa ardendo em chamas e salvar um bebê? Foi em Santa Catarina na quinta-feira passada. Ele brincava no pátio quando percebeu o incêndio na casa vizinha. A mãe entrou em desespero ao ver que não podia fazer nada.
- Não chora tia, fica tranqüila que eu salvo a sua filha. Ela ainda tentou impedir o garoto, mas ele entrou na casa e em poucos segundos entregou o bebê nos braços da mãe. Questionado depois se não teve medo, o garoto foi enfático:- Claro que não! O Homem-Aranha não é fraco e não tem medo de nada.
Jesus lembrou deste tipo de fé para falar de outra: O Reino de Deus é das pessoas que são como as crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele (Marcos 10.14,15)
Dias atrás esteve em Porto Alegre o jornalista e crítico literário britânico Christopher Hitchens. Ele se junta a uma turma de intelectuais ateus que combatem a fé e a religião. Numa entrevista declarou: “As religiões são ruins porque elas mentem”. Em contrapartida, outros ateus importantes estão se convertendo. Sábado passado morreu o famoso escritor norte-americano Norman Mailer. Conforme matéria da Zero Hora, Mailer manteve toda uma vida dedicada ao marxismo e ao ateísmo, mas no final encontrou a fé.
- Minha conexão com a religião é interna e passional, respondeu a um jornalista. Creio que Deus existe porque vivi durante anos como ateu e tinha grandes dificuldades em tentar explicar-me filosoficamente como podemos chegar a existência "ex nihilo" ("nada provém do nada", em latim). A Bíblia diz que fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver (Hebreus 11.1). Um exemplo clássico está na história de Jesus e Nicodemos (João 3.1-21). Nicodemos era um teólogo judeu, mas descrente quanto às promessas bíblicas.
- O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso?
Tal resposta de Jesus deve ter mexido com os brios deste homem racional.
Enquanto Jesus falava de coisas espirituais, ele pensava em fatos científicos. “Nascer de novo” transformou-se em “voltar para a barriga da mãe e nascer outra vez”. O Salvador então explicou: Deus amou o mundo de tal maneira que entregou o seu único Filho, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.
É estranho para os mestres da auto-ajuda, mas segundo a Bíblia, a fé que salva não surge do coração humano. Isto não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus (Efésios 2.8). Se o menino herói entrou no fogo porque estava vestido de Homem-Aranha, é assim que funciona num cristão, e por isto recomenda o apóstolo: Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a própria natureza dele (Efésios 4.24).
Na minha experiência pastoral, não existe outra explicação para tanta coragem na vida de cristãos, sobretudo na hora da morte. Aliás, é neste momento derradeiro que as falsas fantasias dos ateus - destes super-homens racionais – são arrancadas, revelando toda a insignificância da prepotente ciência humana.
No meio de tantos incêndios, vale o exemplo deste pequeno bombeiro. Ou como recomenda o texto sagrado: Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês (...) E levem sempre a fé como escudo, para se protegerem de todos os dardos de fogo do Maligno (Efésios 6.11,16).
Marcos Schmidt
Jornal NH – 15 de novembro de 2007