Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Semanal 129 - 20 a 26 de Setembro de 2007

Cultos - 17° Domingo após Pentecostes
Tema: Deus concede o amor de Cristo de graça!
Leituras Bíblicas: Sl 51.1-17; Êx 32.7-14; 1Tm 1.12-17; Lc 15.1-10.
Hinário Luterano: 150, 286, 315, 343, 85, 372.
Resumo da Mensagem: Neste mundo nada é de graça, ou, pelo menos quase nada. É muito caro nascer, viver/sobreviver, e até mesmo quando morremos custa caro para a família. E, quando não se consegue nem o básico para o sustento, temos uma vida miserável. Diante de Deus, todos nós somos miseráveis, mas num sentido diferente. Não temos nada que possa pagar a vida que Deus nos dá. Nada deste mundo pode comprar o amor de Deus. Nós, miseráveis, necessitamos da misericórdia divina. E isso, recebemos de graça. Este é o significado da graça poderosa de Deus, que tem poder para mudar vidas, para dar vida verdadeira. Deus estende sua graça (seu amor) de graça, nos considerando fiéis e nos tornando modelos (pastor Ezequiel).
Lembretes
CONGRESSO DA ESCOLA BÍBLICA – Dia 6 de outubro, Sábado, com saída às 13h15 da igreja para o Seminário Concórdia em São Leopoldo. A programação será das 14h às 17h. Avisem na secretaria da congregação sobre participação de seus filhos até o início da próxima semana.
RETIRO DE CASAIS – Será no dia 30 de setembro o 3º retiro de Casais do ano. Durante todo o domingo, na Lomba Grande. O palestrante será o professor Vilson Scholz – sob o tema “o casamento é para sempre”. Interessados devem dar seu nome na secretaria ou com os pastores até o dia 26 de setembro. A saída será em frente ao Cesaspa, as 8h30. Todos com sua própria condução ou de carona.
REFORMA NA PRAÇA VINTE - No dia 31 de outubro a praça será dos luteranos. As congregações da IELB e IECLB de Novo Hamburgo estão organizando um evento durante todo o dia com bancas culturais e históricas. Á noite, 19h, haverá um momento especial de louvor. Queremos juntar uma multidão de gente e mostrar a cara.
BATISMO – LETÍCIA PEDROZO ARALDI, nascida em 5 de abril de 2007, batizada em 22 de setembro de 2007, filha de Marcio Araldi e Aline Pedrozo Araldi. Padrinhos: Morgana Cherutti Pedrozo, José Artur Dalla Costa, Marcos Araldi, Patrícia Scolari Pereira, Thaís Bruno e Roger Cherutti.
THOMAS HEIMANN – O pastor e psicólogo Thomas palestra para as famílias pastorais do distrito no sábado (22/09), e para os líderes das congregações no Domingo (23/09). O local será na sede da Herval em Dois Irmãos e o tema: Cuidando de cuidadores.
LEIGOS COM FAMÍLIAS – No próximo dia 28, sexta-feira, as famílias se encontram no Cesaspa. Após palestra, comes e bebes, bate-papo e estreitamento das amizades.
JUVENTUDE - Nos dias 29 e 30 de setembro acontece a Olimpíada Cultural DIJUVASI no Centro de Cultura de Sapiranga. Serão duas noites com teatro, esquete, música e dança em que nossa juventude também participa.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Artigo - O gaúcho e a tradição

Sou aquele gaúcho que nunca usou bombacha. Mesmo morando em São Borja, e depois em Uruguaiana bem ao lado de um CTG. Lá conheci o legítimo gaudério com seus costumes da lida campeira, sua hospitalidade bem característica, seus trejeitos e linguajar. E foi aí que fiquei sem graça de andar pilchado. Eu de bombacha seria mais um atrevimento folclórico. Lá sei eu, acho que por questão de costume, de tradição.
Pois “tradição” vem do latim traditione que significa transmissão. Daí vêm as palavras tradução e traição. Assim, pode-se dizer que quando os costumes do passado não traduzem sensatamente as coisas do presente, em lugar de tradição existe traição. Qual é a tradição do gaúcho? Os Centros de Tradições Gaúchas respondem muito bem a esta pergunta e fazem um excelente trabalho. Mas, no meio da vida agita, sem cavalo e bombacha, o que significa ser gaúcho? Aí então precisamos fazer a tradução. Isto é, a transmissão dos costumes de maneira funcional e não literal. Por exemplo, se a tradução do alemão para o português for ao pé da letra, não vamos entender nada ou até mesmo algo bem diferente. Isto vale para o hebraico e o grego da Bíblia. Isto vale para qualquer tradição escrita ou oral.
No caso da história deste 20 de Setembro, não podemos hoje pegar as armas, invadir Brasília, derrubar a CPMF e os Renans Calheiros do Império dos impostos e da corrupção. Mas então, como entender nosso hino: “Mostremos valor, constância, nesta ímpia e injusta guerra, sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”? É preciso traduzir, e aí entra o bom senso dentro das próprias regras da democracia e da ordem civil.
Tradição sem tradução foi um problema sério no caminho de Jesus. É que ele e os seus discípulos, mesmo sendo judeus, estavam mais preocupados com a funcionalidade do Evangelho – que é o amor – e as vezes esqueciam de certas regrinhas. Mas os fariseus, mal intencionados e cegos em seus costumes, há tempo haviam perdido o sentido da verdadeira adoração. Certo dia veio a resposta do Mestre: Vocês invalidam a mensagem de Deus para seguir as suas tradições. Hipócritas! Isaías estava certo: “Deus disse: Este povo me honra com a boca, mas o seu coração está longe de mim” (Mateus 15.6,7). Jesus não queria derrubar os costumes antigos. Queria apenas que as tradições fossem corretamente interpretadas. Na verdade, faltou a essência da religião quando o próprio Cristo foi rejeitado. Mais tarde o apóstolo Paulo lembrou: Nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus em vez de pormos a nossa confiança em cerimônias religiosas (Filipenses 3.3).
Tem um poema bem interessante do saudoso Teixerinha: “O gaúcho é um brasileiro igual a qualquer outro. Eu quero dizer a esses gaúchos que se excedem no culto à tradição, fazendo fronteira de seu Estado, que isso é um bairrismo bobo, um provincianismo bobo. Ser gaúcho não é andar de espora, nem tomar chimarrão, nem usar bombacha. Ser gaúcho é ser nascido no Rio Grande do Sul. E ninguém nasce de bota e espora, pois já nasceria ferindo a mãe."
Marcos Schmidt
Jornal NH de 20 de setembro de 2007