Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Semanal 123 - 9 a 15 de Agosto de 2007

Cultos - 11° Domingo após Pentecostes
Tema: Deus nos concede uma vida de riqueza.
Textos Bíblicos: Sl 100; Ec 1.2; 2.18-25; Cl 3.1-11; Lc 12.13-21 .
Músicas - Hinário Luterano: 210, 380, 396, 219, 259, 263.
Resumo da Mensagem: O que fazer com as riquezas deste mundo? As leituras bíblicas lembram que precisamos colocar nossos interesses nas coisas do céu e não da terra. Como diz a palavra bíblica citada na nossa liturgia de sepultamento: “Nada trouxemos a este mundo e nada levaremos dele. O Senhor o deu, e o Senhor o tomou. Bendito seja o nome do Senhor!” (1Tm 6.7; Jó 1.21) Deus fala de uma riqueza que não acaba com a morte, ou seja, a riqueza de ter uma nova vida em Cristo, ter Deus como Senhor e Pai, ter o Jesus como o Bom Pastor. Esta nova vida é a fé concedida pelo Espírito Santo desde o Batismo, que nos faz lutar contra o pecado e vencer a morte. (pastor Ezequiel)
Lembretes
JUVENTUDE MIRIM - Sábado, dia 11, tem a integração distrital da Juventude Mirim, no Colégio Luterano de Estância Velha, com futsal e knips. A saída será 8h do CESASPA. Não tem a reunião no período da tarde, como de costume.
NOVOS PASTORES NO DISTRITO – A Congregação São Mateus de Sapiranga convida para a ordenação e instalação do seu quarto pastor, Paulo Krebs, neste 12 de agosto, às 19h30. No último dia 5 foi instalado e ordenado Rafael Wilske, o segundo pastor na Congregação São Miguel de Dois Irmãos.
SERVAS GUARANI – A reunião das Servas Guarani neste 15 de agosto, 14h30, será na casa de Olívia Molder, na Av. 1ª de Março, 245, fone 3595-4286.
FESTIVAL DE COROS – No dia 18 de agosto, 19h, tem o Festival de Coros no Seminário Concórdia de São Leopoldo. Nosso coral participa e a entrada é franca.
CONFIRMANDOS – Já começaram as atividades da nova turma (1ª ano) da Instrução de Confirmandos. Os que completam 12 anos no 2° semestre de 2007 ou no 1° semestre de 2008 estão habilitados a ingressar no 1° ano.
FALECIMENTOS – SADI CARÁ no dia 03/08/2007, com a idade de 71 anos, enlutados esposa e filho, 2 irmãs, culto em memória: 12/08/2007, 8h30. - IVONE BERTA SELZLEIN no dia 04/08/2007, com a idade de 63 anos, enlutados 2 filhos, 2 noras, 1 irmão e 1 irmã, 4 netos, culto em memória: 11/08/2007, 20h. - WANDA ROSA DIETRICH no dia 05/08/2007 com a idade de 84 anos, enlutados 1 filho, 3 filhas, 1 irmã, 8 netos, 9 bisnetos, culto em memória: 12/08/2007, 8h30.
CHÁ NA REDENTORA – No Encontro das Famílias da Redentora, 19 de agosto, 14h, será servido um chá para festejar o Dia dos Pais.

Artigo - Psicologia da infidelidade

No futuro não haverá mais a figura tradicional de pai e mãe, nem casamento fiel e monogâmico. Quem afirma é a famosa psicanalista carioca Regina Navarro Lins que festeja o sucesso da 6ª edição do seu livro “A cama da Varanda”. - Daqui a um tempo poderemos ter um parceiro fixo, outro bom para viajar, outro ótimo para o sexo, diz esta senhora casada pela terceira vez. Segundo ela, as tendências também apontam para um ser humano “andrógeno” quando não existirá diferença entre o gênero masculino e feminino. Com isto, as escolhas amorosas se darão mais pelas características de personalidade do que pelo fato de ser homem ou mulher. É o que chamam de bissexualidade.
Não li nenhum de seus livros, apenas alguns artigos pela internet depois de acompanhar uma entrevista com esta sexóloga num encarte de jornal. Fiquei de boca-aberta quando ela desmerece a fidelidade conjugal, afirmando que a idéia de fazer sexo somente com uma pessoa de cada vez é uma construção cultural que causa sofrimentos desnecessários. Ninguém gosta de usar a mesma roupa todo dia, há vontade de variar também na cama e fora dela, defende esta mãe e avó.
Contrapondo tais idéias hedonistas, a antropóloga Miriam Goldenberg diz que tudo isto pode ser uma tendência, mas para um grupo. - Ter um parceiro para cada coisa parece levar a uma ilusão. Já o psicólogo Sócrates Nolasca lembra que “se você sente que a felicidade está associada à liberdade de escolha, a vida adulta diz que se investe naquilo que escolheu”.
De fato, qualquer especialista sério sabe que os prejuízos deste amor livre, que identificam de poliamor, swing, recaem nos filhos. Não é por nada que crianças de tal ambiente abarrotam o consultório e o bolso dos terapeutas e que a delinqüência juvenil virou praga. Ninguém mais quer pagar os custos da responsabilidade, do sacrifício, do amor. Nem na família, nem na política, nem na sociedade.
As idéias impressas desta profetiza do sexo têm nome: pornografia. E são levianas, quando diz que “existem casamentos bons, mesmo no molde tradicional da fidelidade, mas são exceções. Não podemos discutir idéias com base em exceções”. Perguntada sobre como sabe que são exceções, ela responde que nos seus 34 anos de consultório e de experiências com o público, percebe que a imensa maioria dos casamentos é sofrível e não tem prazer sexual. Pois, coitados dos que procuram atendimento desta terapeuta que prega um amor egoísta e perverso.
Nos meus 25 anos de aconselhamento pastoral e 15 de casamento, posso constatar que a felicidade é filha da fidelidade. Por isto a recomendação: Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério (Hebreus 13.4).
No meio de tantas incertezas, podemos ficar tranqüilos: no futuro ainda existirá o verdadeiro amor, igual àquele que disse: Eu não vim para ser servido, mas para servir (Marcos 10.45).
Marcos Schmidt
Jornal NH - 2 de agosto de 2007