Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sábado, 4 de agosto de 2007

Semanal 122 - 2 a 8 de Agosto de 2007

Cultos - 10° Domingo após Pentecostes
Tema: Antes de falar com Deus é preciso ouvi-lo! É assim que se aprende a orar!
Textos bíblicos: Sl 138; Gn 18.20-32; Cl 2.6-15; Lc 11.1-13.
Mensagem: Parece que muitas vezes Deus não nos ouve. O problema é que nós não estamos ouvindo Deus. Este é um importante detalhe na oração: é preciso primeiro ouvir as palavras de Deus para que ele ouça as nossas. Os discípulos estavam certos quando pediram: Senhor Jesus, nos ensine a orar. A oração é o pulmão da fé. O cristão que não ora, não respira. Está morrendo! Jesus ensinou a oração do Pai Nosso, que não era uma oração decorada, mas de coração. Hoje, precisamos da Palavra, dos cultos, da Santa Ceia, da Bíblia, estudos bíblicos, bons livros cristãos. Depois então poderemos orar com mais confiança, alegria, na certeza que Deus escuta quando oramos. (pastor Marcos)
Lembretes
ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA – Todos os membros votantes são convocados para a Assembléia Ordinária da Comunidade, neste 5 de agosto, após o culto das 8h30 (não haverá o culto da 10h30). A ordem do dia segue assim: 1. Leitura da Ata, 2. Recepção e demissão de membros, 3. Liberação de imóvel da Comunidade Martinho Lutero da Boa Saúde, 4. Programa de Rádio, 5. Relatório dos pastores, 6. Relatório Financeiro.
NOVOS PASTORES NO DISTRITO – A Congregação São Miguel de Dois Irmãos convida para a instalação e ordenação do seu segundo pastor, Rafael Wilske, neste 5 de agosto, 18h. E a Congregação São Mateus de Sapiranga convida para a ordenação e instalação do quarto pastor, Paulo Krebs, no dia 12 de agosto, às 18 hs.
PASSEIO: As Servas Centro e o grupo da 3ª Idade fazem um passeio em conjunto neste próximo dia 8, para Dois Irmãos. A saída é as 9h no CESASPA. As inscrições com Rosália ou Lígia.
MENSAGEIRO LUTERANO – O Mensageiro Luterano agora é vendido também avulso pelo valor de 4 reais – além da assinatura que é entregue no endereço.
CONFIRMANDOS – Neste mês de agosto começaram as atividades da nova turma (1ª ano) da Instrução de Confirmandos. Aqueles que completam 12 anos no 2° semestre de 2007 ou no 1° semestre de 2008 estão habilitados a ingressar no 1° ano. As aulas acontecem sempre na sexta-feira, turma A às 8h, e turma B às 14h.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Artigo: Medo - Apagão do amor

O medo de avião do presidente Lula é normal. Uma pesquisa aponta que só 1 % ou 2% dos passageiros são corajosos lá nas alturas. Cerca de 23% ficam amedrontados e 74% simplesmente apavorados. Mãos geladas e suadas, coração disparado, dor de estômago são alguns dos sintomas de quem tem pavor de voar. E agora, com o “apagão aéreo” e dois graves acidentes, todos estão assustados, mesmo sabendo que o avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, atrás apenas do elevador.
Este sentimento é até saudável, assim como o medo de trânsito, bandido, cartão de crédito, propaganda, promessas etc. Mas quando o assunto é agosto, gato preto, olho gordo e todo este obscuro mundo da superstição, então já vira esquizofrenia da alma. Tempos atrás li que a ciência teria identificado os genes do medo. Falava-se que isto abriria caminho para entender as causas dos temores humanos e melhorar o tratamento de determinadas fobias. Mas, especialistas afirmam que a predisposição aos medos, além de genética, também estaria condicionada pelas experiências e o ambiente que a pessoa vive.
Isto explica o que a Bíblia sempre falou. O medo é uma herança do primeiro pai e mãe que após a queda em pecado, apavorados, tentaram se esconder de Deus (Gênesis 3.8). Neste entendimento, antes de ser genético e somático, é uma doença que vem encravada no espírito. E que, no decorrer da vida, pode ser dominada ou então escravizar nas amarras das religiões que assustam.
No último mês de maio fiz um curso de parapsicologia com o padre Quevedo em Novo Hamburgo. Em algumas coisas não concordo com ele, sobretudo quando nega o poder de Satanás na vida humana. Mas ele tem razão ao acusar as religiões dos espíritos e as igrejas dos demônios, e considerar nosso país o mais supersticioso do mundo. Aparições, milagres, encostos, almas desencarnadas, benzeduras, enfim, esta mistura de crendices, religiões e culturas, que invade a mente e a alma do povo brasileiro – um prato cheio para os espertos em busca de fama e dinheiro.
No amor não há medo, diz a Bíblia. O amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. E o amor é isto: não somos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados (1 João 4.18 e 10). É o que lemos em Gálatas 5.1: Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres (Gálatas 5.1). Então, o contrário do medo não é a coragem mas o amor. Se Deus está do nosso lado, lembra o apóstolo, quem poderá nos vencer? Quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? (Romanos 8.31,35).
Sentir medo de avião não é feio nem falta de fé. Mas não é preciso transportar este pavor para dentro do coração. Porque o Senhor guardará você de todo o perigo; ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar agora e sempre (Salmo 121.8).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 2 de agosto de 2007