Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 14 de junho de 2007

78 Anos da União Juvenil São Paulo


No dia 9 e 10 de Junho a União Juvenil São Paulo comemorou seus 78 anos com um culto (com a participação dos jovens de Canoas) e uma programação cultural no Centro de Cultura (com participação dos jovens de Pelotas).
No dia 23 de junho de 1929, foi fundada a nossa UJSP, que surgiu como um desejo de membros da comunidade para que pudessem se reunir para um convívio cristão cada vez maior e melhor. A primeira finalidade da união recém fundada era, e continua sendo, conservar fiéis à Igreja de Cristo os jovens da comunidade. Assim como na época da fundação, os jovens continuam se dedicando ao estudo da Palavra de Deus e promovendo eventos de acordo com a santa vontade divina.
Um momento histórico para esta União Juvenil foi o fato de a Comunidade São Paulo de Novo Hamburgo ter hospedado o 9º Congresso Nacional da JELB.
Que Deus continue abençoando assim nossa UJSP.

Semanal 115 - 14 a 20 de Junho de 2007

3° Domingo após Pentecostes
Tema: O chamado tem as credenciais que livram da morte.
Textos: Sl 116.1-9; 1Rs 17.17-24; Gl 1.11-24; Lc 7.11-17.
Mensagem: Se alguém me perguntasse: Marcos, quais são as tuas credenciais para tu seres um pastor? Eu responderia: Eu tenho as palavras que livram da morte. Essencialmente é isto que qualifica um chamado para o ministério pastoral. O profeta Elias recebeu a missão de trazer o povo de Israel ao arrependimento e à vida. O apóstolo Paulo fez a mesma coisa com o seu chamado. O Senhor Jesus recebeu a missão de livrar as pessoas da morte, morrendo e sendo ressuscitado. Somente ele, o Filho de Deus pode fazer isto. Com estas credenciais, todos podemos fazer aquela oração do salmista: Eu amo a Deus, o Senhor, porque ele me ouve; ele escuta as minhas orações. Ele me livrou da morte. (pastor Marcos)
Lembretes
LEIGOS COM FAMÍLIAS – A reunião de Leigos com famílias deste 22 de junho foi transferida para a próxima sexta-feira, dia 29 de junho, 20h, no Cesaspa. O motivo é devido o Encontro de Casais que acontece no dia 23/06, para não duplicar esforços. O palestrante é o pastor Flávio Hörlle da Comunidade Cristo de Porto Alegre, sob o tema: Viver vencendo as dificuldades – uma visão bem humorado dos problemas.
ENCONTRO DE CASAIS. – Dia 23 de junho, 18h, na Sede Social do Banrisul em Lomba Grande, o 2° Encontro de Casais do ano. Na programação tem recepção com quentão, pinhão, pipoca e chimarrão, palestra com pastor Marcos, e após janta (buffet de carreteiro). Casais interessados podem se inscrever com pastores ou na secretaria.
PALESTRA DO DEM – Esta seria realizada no dia 28 de junho, no lugar do culto. Ficou decidido que não haverá tal palestra, e sim o próprio culto desta quinta-feira. Todos são convidados para o encontro das famílias no dia seguinte, 29 de junho, 20h, no Cesaspa.
MENSAGEIRO LUTERANO – Nesta edição de junho do Mensageiro Luterano tem matéria especial sobre o testemunho de Neida Alves. Compre avulso ou faça assinatura.
CEMITÉRIO – A Secretaria lembra os associados do Cemitério Luterano sobre as anuidades atrasadas. Após três anos, conforme os estatutos, há uma multa.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – A Instrução de Adultos tem novo grupo – Sábados, 14h. São uns 10 encontros para aquele que quer ser membro comungante da igreja, e aberto para todos os que gostariam de relembrar a principais doutrinas da fé cristã.

Artigo - A canga do casamento

Um milionário sul-coreano recebeu mais de 200 propostas de homens dispostos a se casar com sua filha descrita como "um tanto gorda e de baixa estatura". Uma situação ridícula divulgada nos jornais desta semana, mas, pensando bem, que indica o caminho inverso de grande parte dos casamentos. Com o tempo todos ficam “gordos e baixos”, e muitas propostas indecorosas são feitas para manter o contrato firmado.
O Dia dos Namorados se foi assim como se vai o próprio namoro no casamento. É que a paixão tem um breve tempo de validade. Então, como manter a união conjugal depois que homem e mulher descem das nuvens? Quando fios de cabelo aparecem na pia, meias pelo chão, tudo somado aos defeitos que o amor cego não enxergou? Muitos se separam e casam de novo, mas depois encontram as mesmas dificuldades. E de reboque todo o estresse do primeiro casamento. A idéia de encontrar a pessoa certa até pode ser verdadeira, mas em qualquer lugar lá estará alguém nos seguindo: nós mesmos. É claro, tem gente infiel, egoísta, intratável, e muitos se casam com tipos assim. Mas, se cada um olhar bem de perto no espelho, os defeitos são perceptíveis, e às vezes só o casamento para explodirem como num vulcão.
A própria palavra “cônjuge” quer lembrar o essencial: “debaixo do mesmo jugo”. E jugo é aquela canga de madeira colocada no pescoço dos animais que puxam a carroça. Casamento é um peso, um serviço, um compromisso, e que precisa ser compartilhado. Caso contrário, a carroça não anda.
Parece que foi isto que selou um dos casamentos mais longos, o de Percy Arrowsmith com Florence. Os 80 anos de matrimônio foram festejados na Inglaterra em 2005 com a presença da própria rainha. Se conheceram numa igreja onde ele cantava no coro e ela dava aula de catecismo. Segundo o casal, três coisas os mantiveram unidos: não esticaram uma discussão, beijaram-se com freqüência e deram as mãos antes de dormir. Pode até ser uma coisa muito boba, mas assim como a maioria das separações acontece por pequenos detalhes, é através de coisas insignificantes e bobas que uma união permanece sólida.
Pode ter sido este o problema no casamento do príncipe Charles e Diana. Na liturgia de casamento, eles pediram que o sacerdote anglicano excluísse o texto bíblico de Efésios, capítulo 5. Foi um detalhe simples, mas que comprometeu e arruinou esta e tantas outras relações conjugais. “Esposa, respeite o seu marido, como você respeita o Senhor. Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja”. Na verdade, a primeira coisa que o homem necessita é admiração e respeito, e a primeira coisa que a mulher quer é afeição e carinho. Isto qualquer terapeuta confirma, e é isto que o texto sagrado está dizendo. Coisas bobas do dia-a-dia - aquelas que praticamos quando estamos apaixonados - mas essenciais até que a morte separe.
Percebo que o atual casamento enfrenta três implacáveis inimigos: a propaganda da imoralidade, a doença do consumismo e a agenda super carregada. Li numa revista secular que são 10 coisas que podem fazer o casamento ir por água abaixo: não compartilhar as tarefas domésticas, cair na rotina, ter ambientes diferentes, muitas contas, viver pensando no trabalho, ciúme, um não querer filhos, egoísmo, ela ter um trabalho melhor que o dele (machismo), e a falta de comunicação. Na verdade, coisas que todos já sabem, mas que não é levado a sério. Coisas que no final de tudo apontam para aquela paixão de Deus que carregou o jugo do pecado na infame cruz e abençoou também o casamento.
Marcos Schmidt
Artigo Jornal NH – 14 de junho de 2007