Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 30 de março de 2007

Semanal 104 - 29 de Março a 4 de Abril de 2007

Domingo de Ramos
Tema: O sentido da Páscoa para Judas era o dinheiro! E para nós?
Leituras Bíblicas: Sl 92; Dt 32.36-39; Fp 2.5-11; Lc 22.1-23.
Sábado e Domingo, 10h30: LS 71, 89, 109, 111, 112, 31, HL 84, 79, TPL 45.
Domingo, 8h30: HL 187, 78, 180, 92, 86, 84, 79.
Resumo da Mensagem: Judas também se preparava para festejar a Páscoa. Era discípulo de Jesus e por isto foi para ele a ordem do Senhor: - Vão e preparem o jantar da Páscoa para nós. Mas ele tinha muitas outras preocupações. Para resolver seus problemas precisava de dinheiro. Por isto, enquanto preparavam a festa, Judas estava com a cabeça bem longe, pensando em como conseguir uns trocados. Tentando resolver tais questões financeiras, este discípulo se meteu num negócio que lhe trouxe uma grande dor de cabeça. Na verdade, faltou para ele o sentido da Páscoa. E nós? (pastor Marcos)
Lembretes
CULTOS DA SEMANA SANTA – Na Comunidade São Paulo: Culto Pascal da 3ª Idade, dia 04/04 (4ª feira), 14h, no Cesaspa. Cultos da Paixão de Jesus, dia 05/04 (5ª feira), 20h, e dia 06/04 (6ª feira), 9h. Cultos da Ressurreição de Jesus, dia 07/04 (sábado), 20h, e dia 08/04 (Domingo), 9h. Observamos que no Domingo de Páscoa haverá apenas um culto, as 9h. Na Comunidade Redentora: Culto da Paixão de Jesus, dia 06/04 (6ª feira), 18h, e Culto da Ressurreição de Jesus, dia 07/04 (sábado), 18h. No Ponto de Pregação Mundo Novo, Culto da Ressurreição de Jesus, dia 08/04 (Domingo), 10h30. Desde o início do ano todos são com Santa Ceia.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Dia 20/03, terça-feira, 20h, iniciou a Instrução de Adultos. Estes encontros são destinados para aqueles que querem ser membros na igreja. Acontecem no Lar da Comunidade, pelo pastor Marcos, e vai até junho.
LÍDERES DO PEM – A reunião com os líderes do PEM foi adiada para a 2ª quarta-feira de abril, dia 11 de abril. Esta mudança é para não comprometer o feriadão.
INSTALAÇÃO DE PASTOR – A Comunidade São Mateus de Sapiranga convida para a instalação do pastor Gustavo Henrique Schmidt, no dia 1º de abril, as 19h30. O pastor Gustavo era assessor de comunicação da IELB em Porto Alegre.
GALETO DA JUVENTUDE - Dia 1º de Abril, a União Juvenil São Paulo está oferecendo um galeto para levar ou para comer no ginásio. Por R$ 7,00 é oferecido 4 pedaços de frango, 1 porção de massa, 1 porção de repolho e 1 pão.CRIANÇAS NO CULTO - A participação das crianças no culto é muito importante. Assim, elas aprendem músicas novas, orações, ouvem a mensagem de Deus e entendem melhor o funcionamento do culto. Com este objetivo, um fim de semana por mês não teremos Escola Bíblica, as crianças ficarão com os pais durante todo o culto.
CALENDÁRIO – O Calendário 2007 da Comunidade São Paulo. Está etiquetado por ordem dos bairros, e por sobrenome da família. Qualquer dúvida, fale com o pastor.

terça-feira, 27 de março de 2007

Artigo - Infidelidade

Uma pesquisa diz que apenas um em cada quatro brasileiros casados esperafidelidade do parceiro. "Parece que ter um relacionamento extraconjugal jáfoi incorporado pela nossa cultura, mesmo que isso não seja o que as pessoasalmejam", explica uma psicóloga da Universidade de São Paulo. Na opinião deoutra especialista na área, esta "tolerância" para os casos extraconjugaispode ser a saída encontrada por muitas pessoas que percebem a dificuldade dese manter fiel à monogamia por muito tempo: "É o jogo do eu sei que vocêsabe, você sabe que eu sei, mas vamos fazer de conta que ninguém sabe".
Mas neste jogo simulado, quem perde são os dois. É isto que em parte revelaoutra pesquisa. Em 2005 foram realizadas no Brasil 836 mil uniões legaiscontra 251 mil separações judiciais e divórcios. São três casamentos parauma separação. Com as novas regras aprovadas no começo deste ano, não vaidemorar para ser dois por um. A nova lei permite que divórcios, sem conflitoentre as partes e separadas a mais de um ano, sejam aprovados apenas com apresença dos advogados numa escritura pública lavrada em cartório. Nadacontra esta lei, já que não é o papel que faz o casamento nem a separação.Apenas vamos descobrir um quadro mais real com estas facilidades.
A crise no casamento começou mesmo quando Adão e Eva resolveram quebrar ospratos com o Criador. Isto provocou uma bagunça em toda a criação, sobretudona ordem: o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher,e os dois se tornam uma só pessoa (Gênesis 3.24). No capítulo seis desteprimeiro livro da Bíblia, lemos que quando as pessoas começaram a seespalhar pela terra e tiveram filhas, os filhos de Deus viram que essasmulheres eram muito bonitas. Então escolheram as que mais lhes agradaram ecomeçaram a ter relações com elas. Nesta hora Deus viu o quanto as pessoaseram maldosas, sempre dispostas em seguir os seus próprios desejos.
Percebe-se que havia uma conta simples na cabeça do Criador e fundamentalnas relações humanas: um homem para uma mulher, e vice-versa. Toda aharmonia na estrutura social dependia deste princípio: casamento, família,sociedade. Pode parecer uma grande bobagem, mas a infidelidade nas ordens daeconomia e da política é o reflexo da infidelidade conjugal. Quando umhomem, ou uma mulher, não consegue ser fiel ao seu cônjuge, dificilmenteserá fiel nos negócios.
Todos já ouviram falar das mil mulheres do rei Salomão, mas a maioriadesconhece o final da história deste homem poderoso, rico e sábio, que jogoutudo fora nas loucas aventuras da paixão. No final da vida, arruinado entreamantes e inimigos, aconselha o contrário do que praticou: Seja fiel à suamulher e dê o seu amor somente a ela. Os filhos que você tiver com outrasmulheres não lhe trarão nenhum bem (Provérbios 5.15,16).
Se hoje o cartório virou um "entra e sai" de marido e mulher, a salvação docasamento ainda está no altar. E quando falo de altar, penso naquilo queescreveu o apóstolo: Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou aIgreja e deu a sua vida por ela. Esposa, respeite o seu marido assim comovocê respeita ao Senhor (Efésios 6). É claro, este amor e respeito vão muitoalém da fidelidade carnal, mas isto já é outro assunto. Enquanto isto, aregra vale para qualquer um: Que o casamento seja respeitado por todos, eque os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro (Hebreus 13.4).
Marcos Schmidt
Artigo para o Jornal NH - 22.03.2007