Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Semanal 86 - 23 a 29 de Novembro de 2006

Cultos – Último Domingo do Ano da Igreja
Tema: O céu e a terra passarão menos as palavras de Jesus.
Textos: Sl 130; Dn 7.13,14; Ap 1.4-8; Mc 13.32-37.
Resumo da Mensagem: O certificado que 16 jovens recebem é como uma carteira de motorista. Oferece privilégios mas também responsabilidades. A Confirmação, dentro dos costumes de nossa igreja, torna alguém apto a ser adulto na fé, participando da Santa Ceia e vivendo nas estradas da vida cristã rumo a eternidade no céu. Neste Último Domingo da Igreja, no Evangelho Jesus diz que o céu e a terra desaparecerão menos as palavras dele. Na verdade, Deus sempre nos confirma nesta certeza de que só a palavra dele dura para sempre. Só assim podemos permanecer nas promessas de Jesus e sermos aquilo que está em Apocalipse: “Jesus nos ama e pela sua cruz nos livrou dos nossos pecados e fez de nós um reino de sacerdotes para servir ao seu Deus e Pai”. (pastor Marcos)
Programação da Congregação
MUDANÇA DE TELEFONE – Por questão de economia, os telefones da igreja mudaram, permanecendo apenas os últimos 4 números. Agora é assim: Secretaria: 3066- 6434; Cesaspa: 3066- 6878.
CONFIRMAÇÃO – Neste 25 novembro são confirmados em sua fé 16 jovens. São eles: Anderson Felipe Wassen, Álvaro Klein Pereira da Silva, Camila Mulhbeier Zavaski, Augusto Hugenthobler, Cindy Nitz Lutz, Felipe Coelho, Cinthia dos Santos Ramison, Felipe Gabriel Bauer, Gabriela de Mattos Jandrey, Jackson Penning Vorpagel, Gabriela Schmidt, Jonas Augusto Sá, Mariana Schneider Junqueira, Luan André Decussati da Silva, Mayara Jasmim Affonso e Marcos Vinícius Rohr.
OFERTA CRISTÃ – Nos cultos deste 1º fim de semana de dezembro e nos dias 4 e 5 de dezembro, 20h, será estudado o tema da Mordomia Cristã na Oferta. São várias opções para que o ofertante possa ter oportunidade de escolha. Nesta ocasião os participantes, membros ofertantes, receberão os envelopes para 2007.
REFORMAS – Uma nova etapa da reforma do patrimônio da igreja está em andamento iniciada no dia 8 de novembro. Estão sendo reformados os banheiros e a parte externa da igreja (pintura). Foi instalado um portão eletrônico na entrada do pátio da igreja. Estes melhoramentos estão sendo custeados através de ofertas de duas famílias. Você também pode ser um ofertante com destino direto para estas ou outras reformas com necessidades da congregação.
ENSAIOS DE NATAL – Sempre na terça-feira, 19h, realizam-se os ensaios de Natal com as crianças. O programa de Natal será no dia 22 de dezembro, 20h30, no Centro de Cultura. Também o coral da Comunidade, reforçado com antigos integrantes, participará com uma Cantata.
NATAL DAS CRIANÇAS DA ASSISTÊNCIA – Tem uma lista de doações em dinheiro para os presentes natalinos das crianças da Assistência Social. Esta lista está na Secretaria e nos cultos. O encerramento das atividades da Assistência, com a entrega dos presentes será no dia 5 de dezembro.
SERVAS GUARANI – Neste 29 de novembro as Servas Guarani encerram suas atividades do ano com reunião. Será na casa de Ida Muller, rua Silveira Martins, 362, telefone 30669741.
LITURGIA DO HINÁRIO – Os cultos das 8h30 aos Domingos normalmente seguirão as ordens litúrgicas e os hinos do Hinário Luterano, exceto em alguns programas especiais.

Artigo - Muito obrigado

Diz a história que em 1621 imigrantes europeus nos Estados Unidos resolveram festejar o sucesso das colheitas com um dia especial de agradecimento a Deus, celebrado com um banquete no qual assaram uma ave silvestre, o peru. Esta Ação de Graças transformou-se numa tradição mais festejada por lá que o próprio Natal. Em 1909, o embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, após assistir em Washington a celebração desta festa, proferiu um discurso emocionado na ONU propondo o Dia Internacional de Ação de Graças. Em 1949, o presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu em nosso país a data, lembrada hoje em 150 nações sempre nesta quarta quinta-feira de novembro.
Este dia tem algo parecido com a Festa da Colheita, uma celebração dos cristãos da Europa quando os produtos da terra eram levados ao altar e dedicados a Deus. Uma tradição que ainda persiste em certas igrejas no interior do Brasil. Mas com o tempo estas coisas se tornam meras tradições. A “tradição” precisa “traduzir” o fato original, senão vira uma “traição” (as três palavras têm a mesma raiz latina que significa o ato de entregar). Assim como no Natal e em outras festas cristãs, é muito fácil as coisas virarem um “peru”. O nosso muito obrigado pode se transformar num gluh gluh gluh. O próprio culto a Deus na igreja, as orações, os hinos, o louvor, tudo pode ser algo que não traduza o sentido original. Como aconteceu com o povo de Israel no Antigo Testamento. Em certo momento Deus reclamou deles, dizendo: - Não adianta nada me trazerem ofertas; eu odeio o incenso que vocês queimam. Não suporto as Festas de Lua Nova, os sábados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocês estragam tudo isso (Isaías 1.13). O pecado desta gente era a falta de amor ao próximo, conforme aponta o livro: - Aprendam a fazer o que é bom, tratem os outros com justiça, socorram os que são explorados, defendam os direitos dos órfãos e protejam as viúvas (Isaías 1.17).
Na verdade, junto com o louvor dos filhos de Deus na igreja, a melhor maneira de agradecer aos céus é repartindo com os outros as dádivas recebidas. E se existe algo que nunca deveríamos deixar de reconhecer todos os dias, este é o perdão divino pela falta do nosso amor e de todos as conseqüentes infrações. Sobre isto Jesus contou uma parábola (Mateus 18.21-35) mostrando onde começa a legítima ação de graças. Um empregado devia milhões de moedas de prata e não tinha como pagar. Sensibilizado, o patrão perdoou a enorme dívida. O empregado saiu todo feliz e logo adiante encontrou seu colega de trabalho que lhe devia 100 moedas de prata. Não teve dúvida, mandou pôr o coitado na prisão até que pagasse a dívida. O final da história conta que o patrão descobriu a ruindade, e podemos imaginar o que aconteceu depois.
Neste mundo com tanta gente padecendo ao nosso lado por falta disto e daquilo, sempre temos alguma coisa para oferecer. Às vezes um simples sorriso é tudo o que alguém precisa. E se tem gente morrendo de anorexia, outro jejum doentio está mesmo no coração de gente que não olha para cima e por isto não olha para o lado, mas só para frente, no espelho. Pois neste dia de agradecer, valem as palavras daquele que tudo oferece: - O jejum, a ação de graças que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos... (Isaías 58.7).
Marcos Schmidt (Artigo Jornal NH, 23 de Novembro de 2006)